Na Teia da Aranha
Debate público, mobilização e internacionalismo no movimento operário português (1865-1877)
de João Lázaro
Grátis
Sobre o livro
Ao estabelecer a baliza cronológica entre o Primeiro congresso social (1865) e o primeiro congresso dos operários socialistas de portugal (1877), João Lázaro consegue identificar as diversas ruturas e mobilizações nas organizações dos trabalhadores, o impacto na esfera pública e abordar a correspondência entre Portugal, Karl Marx e Engels.
O autor desenvolve uma interessante tese sobre o surgimento de uma Teia de aranha internacionalista em Portugal que coloca desafios transnacionais aos socialistas.
Como salienta no prefácio a professora Fátima Sá: «O livro que aqui se apresenta é um livro que fazia falta. Fazia falta aos historiadores que trabalham sobre o século XIX, aos que estudam movimentos sociais, e, naturalmente, àqueles cujo foco é o movimento operário. Fazia falta, igualmente, ao chamado leitor comum, ou melhor, ao vasto universo dos leitores que, fora da academia, se interessam pela disciplina da história em geral e por estes temas em particular, sendo muitos vezes olimpicamente ignorados pelos historiadores.»