Métodos de Pesquisa em Administração
de Sylvia Constant Vergara
Grátis
Sobre o livro
Teoria e método são interdependentes. Ambos buscam realizar o objectivo da pesquisa, oferecendo resposta ao problema que suscitou investigação. Consciente embora da relação teoria/método, este livro elege o método e apresenta alguns postos à disposição do pesquisador. A separação da teoria, dá-se aqui, apenas para fins didácticos.
Trata-se de um livro prático. Está estruturado em 22 capítulos, cada um deles apresentando um método diferente, por ordem alfabética. São eles: análise de conteúdo, análise do discurso, analogias e metáforas, construção de desenhos, desconstrução, etnografia, fenomenologia, fotoetnografia, grounded theory, grupos de foco, história oral, historiografia, mapas cognitivos, mapas de associação de ideias, método Delphi, metodologia reflexiva, netnografia, pesquisa-acção, técnicas de complemento, técnicas de construção, teste de evocação de palavras e triangulação.
De cada método são explicitadas as suas palavras-chaves, as suas características principais, como utilizá-lo, além de exemplos do seu uso em pesquisas já publicadas. Na secção sobre como utilizar são apresentados passos básicos e recomendações operacionais para o leitor.