Manual de Escrita Criativa
de João de Mancelos
Grátis
Sobre o livro
Tem talento para as letras, mas faltam-lhe as técnicas e os exercícios para o desenvolver?
Não dispõe de tempo ou paciência para frequentar oficinas de escrita criativa?
Então, este livro bem-humorado e prático é para si.
Nele, João de Mancelos explica as técnicas fundamentais para escrever um conto, novela ou romance. Propõe ainda alguns exercícios úteis e divertidos, que pode fazer individualmente ou em grupo. Aprenda a recolher ideias, desbloquear a inspiração, gerar suspense, construir uma personagem irresistível, criar uma atmosfera mágica, e muito mais!
Manual de Escrita Criativa constitui o livro ideal para autores aprendizes, amantes da leitura, jornalistas, publicitários e formadores de Escrita Criativa.
Quem desejar aprender a escrever ficção tem neste livrinho um precioso auxiliar. "Manual de Escrita Criativa", de João de Mancelos, é um livro básico, com capítulos bastante breves, alguns surgidos na extinta revista "Os Meus Livros". Lê-se numa tarde, com agrado, pois o tom é humorístico e está recheado de dicas, citações, curiosidades, exercícios e exemplos retirados de autores portugueses e estrangeiros. Até os títulos dos capítulos são divertidos: "Como seduzir uma musa", "Como montar uma bomba-relógio", "Como meter toda a gente em sarilhos", etc. O livro não parece seguir uma estratégia passo a passo (o capítulo sobre a publicação, por exemplo, aparece bem antes do final). Creio que a ideia talvez tenha sido deixar o leitor abrir o volume ao acaso e debruçar o que entender, aqui e ali, sem ter a sensação de estar a "estudar". Aqui, tudo é lúdico, livre, criativo. Na globalidade, fica uma obra divertida, muito bem escrita (já era de esperar) e com a qual se aprende muito e bem. Li, também do mesmo autor, "Introdução à Escrita Criativa", um livro mais avançado e completo, pelo que o ideal é mesmo começar pelo "Manual de Escrita Criativa"
Tomei conhecimento desta obra há pelo menos 13 anos. É o manual mais adequado para os jovens escritores que querem começar a escrever as suas obras. Parabéns amigo João de Mancelos por esta obra ímpar.