Lisboa
de Fernando António Almeida
Grátis
Sobre o livro
"Lisboa debruçada sobre o mar... Um mar por onde os homens partiram, impelidos pela esperança, à procura de um Mundo Novo; o mesmo mar por onde regressaram, trazidos pela saudade. Lisboa - atlântica, cosmopolita, generosa, tolerante - terra de fundação antiga, onde aportaram povos vários. Invasores, uns; outros, povos pacíficos de mercadores. Uns que ficaram, outros que aqui chegaram e voltaram a partir. Mas onde, todos, uns e outros, se mesclaram. (...)
Terra cingida de muralhas, com un castelo onde avultava a Alcáçova, lisboa cedo cresceu e cedo ultrapassou cercas, portas, muros, por onde se foram instalando novos bairros, hoje tradicionais, onde rompiam aromas e pregões, os mesmos que ainda animam as festas populares, envoltas num Estio temperado pelas brisas do Tejo. (...)
À beira do século XXI, Lisboa volta-se de novo para o Tejo, para os Océanos, raiz da sua inmensa força e, quiçá, razão maior da sua existência, consagrando a Oriente a "Expo'98". Uma nova urbanidade, ponderada e traçada com rigor, harmonia e beleza, relança a capital do país na rota das grandes capitais mundiais."
Victor Mestre