Lisboa em Camisa
de Gervásio Lobato
Sobre o livro
- Então esses croquetes... gritou Justino já irritado […].
Gervásio Lobato fez furor há mais de um século. Jornalista e romancista, o seu humor e comicidade passaram de mãos em mãos, de geração em geração. Lisboa em Camisa foi, desde a publicação em 1882, o seu mais estrondoso êxito, com inúmeras edições. E quem conhece Gervásio Lobato? Outrora um dos grandes nomes do humor português, hoje é um autor esquecido, recordado apenas por uma rua com o seu nome, em Campo de Ourique.
Lobato capta pequenos quadros da vida quotidiana lisboeta e esmiúça comportamentos, ridiculariza-os e leva-os a um extremo em que o riso é inevitável. Tudo se passa em finais do século XIX, mas a paródia é actual: assistimos à sede de protagonismo, à mania da superioridade, a um certo cerimonialismo ou à falta dele.
As peripécias da família Antunes, dos seus sogros Martim (sem s), da família Torres, do conselheiro com as filhas casadoiras, e do Dr. Formigal, entre outras personagens muito caricatas.
O tema é Lisboa, uma Lisboa que o autor despe ou surpreende em camisa. Um romance que lido hoje é a actualidade apanhada em flagrante delito.
- Cala a boca, não respondas ao papá […].
Li este livro era ainda um miúdo dos meus 16 anos, e já nessa altura foram inúmeras as gargalhadas que dei durante a sua leitura. Vou voltar a ler "Lisboa em camisa", não só porque sei que me vai fazer rir talvez mais ainda, mas também porque, se existem crónicas satíricas de um tipo de vida e de gente om uma realidade desconcertante, este livro é um dos seus maiores expoentes.