Less
de Andrew Sean Greer
Grátis
Sobre o livro
Vencedor do Prémio Pulitzer 2018
Arthur Less está a chegar aos cinquenta anos. É um homem de boa índole e que tem uma carreira de escritor discreta e demasiado mediana. Muitos anos antes, fora o jovem amante de um génio da literatura e aprendera a ocupar um lugar de irrelevância ou periferia. Agora, luta com as suas dúvidas e inseguranças, e tenta sobreviver num meio de egos devoradores. Um dia é convidado para um casamento que descobre ser o do seu ex-namorado com outra pessoa.
Assim começa o longo périplo que antecede o seu quinquagésimo aniversário: tentando fugir ao casamento, Less começa a aceitar todo o tipo de convites para participar em leituras, festivais literários, palestras um pouco por todo o mundo.
De França à Índia, da Alemanha ao Japão, do México a Itália, Arthur Less quase se apaixona, quase desiste, quase morre, mas acaba por encontrar o seu caminho de regresso a casa e à vida. Um romance satírico sobre o amor, o avanço da idade, o desencontro e as profundezas do coração humano.
The National Book Review
«Greer é um escritor excecionalmente maravilhoso, capaz de misturar humor com aguda mordacidade. Less é o romance mais divertido que lerá este ano.»
The Washington Post
«Viajar é difícil e, na maior parte dos casos, não por nossa culpa. Mas eu pensei: “Não seria divertido se fosse totalmente por nossa culpa? Como tudo o resto.”»
The New Yorker
Comentários
-
Repleto de humor inteligente!
Maravilhosa, a saga de Less na descoberta de si, homem maduro ainda que tremendamente inseguro. E o final? O final foi divinal!
-
Adorável!
A história é hilariante e o final inesperadamente feliz, chorei de alegria pelo protagonista, tal como Nell Zink escreveu: "O leitor vai chorar lágrimas de alegria.".
Uma história que começa por nos apresentar Less, um escritor com quase 50 anos. Depois revela-nos o seu interior, as suas dúvidas, as suas aventuras amorosas... Num tour pelo mundo, resultado da fuga a um casamento, ele vai-se apaixonar, vai atravessar uma tempestade de areia, vai rir, vai chorar... Vai fazer 50 anos! Muito fácil de ler, com doses de humor muito bem introduzidas.
Arthur Less é um escritor que, prestes a completar 50 anos, tem uma crise existencial. Decide então largar tudo para viajar em volta do mundo de forma a reavaliar a sua vida. Num livro romântico, divertido, sem ser exagerado e bem escrito vamos acompanhando a vida do personagem. Com metáforas inteligentes e humor subtil. Temática LGBT.
Aventuras e desventuras de uma tour literária que se torna uma viagem de autodescoberta e reflexão sobre o passado. Um livro melancólico e espirituoso que se lê de uma assentada.
Arthur Less é bem conhecido. O artesanato deste romance é soberbo. Neste aspecto, o melhor livro que li este ano. O autor Greer, transforma uma frase como um velho baterista da Baviera, um belo e funcional trabalho de arte. É majestoso. O Autor escondeu aquele ovo de pascoa no capítulo em Paris - uma velha casa toda coberta de videiras - e eu ri para caramba. Pergunto quantas outras referências houve que passaram pela minha cabeça. Eu imagino que não possa ter sido o único tesouro. Foi excelente. "Greer" tem um bom senso de carácter e ironia e isso supera outros livros que li.
O que fazer quando a situação em que se encontra se torna insuportável? Fugir! Como? Aceitando todos os convites possíveis que lhe fizerem, Arthur Less vai apaixonar-se em Paris, atravessar uma tempestade de areia em Marrocos, e celebrar o seu 50 aniversário. Tudo para acabar onde começou, ele próprio. Vencedor do Pulitzer 2018.