Ler livros e contar histórias com as crianças
Como formar leitores activos e envolvidos
de Sylviane A. Rigolet
Grátis
Sobre o livro
Da seleção adequada de um livro para uma determinada população-alvo à sua análise, preparação, narração e exploração, a presente obra pretende fornecer ao mediador pistas concretas e experimentadas com sucesso para, a par e passo e junto com as crianças, compartilhar histórias e promover leituras… de livros e do mundo.
Controlar o espaço e o tempo, colocar bem a sua voz e dominar a sua postura corporal são alguns do requisitos para aceder à arte de contar, desfrutar e fazer desfrutar do ato de leitura.
Compreender o quê, porquê, quando e como contar histórias e narrar contos com crianças e não só para elas de forma a facilitar um processo individual e coletivo de identidade permitem, assim, a aquisição de um saber e saber-fazer para ser. Estratégias flexíveis e fáceis de aplicar bem como ferramentas educativas inovadoras para facilitar o acesso à língua materna e à literatura serão aqui propostas para, todos e cada um, sermos capazes de LER mais e melhor!
Coleção A par e passo...
Surgiu das necessidades sentidas na realidade educativa nacional e, ainda, das propostas curriculares relativamente "tradicionais" das escolas de formação.
Aliás, a edição de uma nova coleção em Educação só faz sentido se colmatar lacunas ou adaptar à realidade nacional e atual o que comprovou ser útil em termos educacionais noutros contextos.
Assim, abordam-se as mais diversas áreas, todas imprescindíveis no dia a dia da comunidade escolar e que continuam a não ser tratadas com a devida importância ou nem sequer são ensinadas nas escolas de formação.
Todos os assuntos tratados nesta coleção são apoiados por conceitos teóricos, mas apresentam igualmente propostas práticas, aplicáveis, concretas e suficientemente detalhadas.