Leonor Veiga
de Afonso Almeida Brandão
Grátis
Sobre o livro
Colecção Confluências, destacar Leonor Veiga, pintora de formação na área das Ciências Biológicas. Com uma obra sólida de teor surrealizante, ela oferece-nos várias temáticas, das quais apresentamos alguns exemplos.
Uma delas, centra-se no ideário mítico nacional, com revisitação das figuras de Inês de Castro, do ínclito e trágico príncipe D. Fernando e do malfadado rei Sebastião (do qual só se vislumbram a coroa e o cavalo em que havia de regressar à pátria em manhã de nevoeiro) ou a fundacional batalha de São Mamede, peças sintetizadas, marcadamente distantes da retórica romanceada habitual.
Noutra, a dos mitos ancestrais, serve-se de geometrias para enquadrar as figuras que evoca, como o labiríntico Minotauro cretense ou o Ícaro tombado no Mar Egeu, por desrespeitar o conselho paterno de não se aproximar demasiado do Sol.
Outro conjunto interessante de peças, umas vezes enigmáticas, noutras eivadas de sensualidade, tem como exemplo aquela em que vemos umas pernas femininas cinéticas, opostas a mãos que pintam unhas de pés, pintura dentro da pintura, em aplat que nos lembra a notável gramática de Nikias Skapinakis (1931-2020).
Na série Especiarias e Aromas, Veiga atinge talvez o epítome da síntese, em figurações de grande resultado decorativo e elegante gosto, próximas de padrões do bom papel de parede.