José Malhoa

Tradição e Modernidade

de Nuno Saldanha 

Bertrand.pt - José Malhoa
Editor: Scribe
Edição: novembro de 2010
39,00€
Esgotado ou não disponível

Esta obra visa o estudo de uma das personagens mais carismáticas e incontornáveis no panorama da História da Arte Portuguesa oitocentista. Uma das mais idolatradas, mas também das mais controversas, nomeadamente no epíteto dado, do "mais português dos pintores portugueses".
Apesar da popularidade da sua figura, e da extensa fortuna crítica que a ele lhe tem sido dedicada, Malhoa carecia ainda de um estudo sistemático global, e de contextualização, quer a nível nacional, como sobretudo internacional, no sentido de compreender a eventual especificidade da sua obra, e personalidade.
Pretendeu-se realizar uma análise detalhada e sistemática da sua vida e obra, não apenas desconstruindo esse "mito da portugalidade", como também, perceber os moldes em que se desenvolveu a sua produção pictórica, através das ideias, dos modelos, influências e resultados, numa obra profusamente ilustrada com cerca de 300 fotografias.

Excertos
“O que resulta desta rigorosa investigação não é tanto uma imagem renovada do pintor mas a verificação, quase comovente, do que é o cerne da vida de um grande artista: o desejo avassalador de cumprir uma vocação, pintando, pintando sempre (até ao dia da morte) e empenhando-se, com deliberação, profissionalismo e astúcia, em promover o seu trabalho e obter o reconhecimento internacional. O que permite a Nuno Saldanha provar que, ao contrário do mito, Malhoa foi o mais internacional pintor português do seu tempo e que este facto foi o resultado de uma deliberação permanente. [...] esse espontâneo e cultivado portuguesismo é posto em contexto internacional pelo autor que indaga e valoriza múltiplas articulações produtivas de Malhoa com a arte do seu tempo, a maioria das quais até agora desconhecidas ou insuficientemente fundamentadas. [...] o autor vai montando uma tese inovadora: o portuguesismo da pintura de Malhoa foi, essencialmente, construído por ele próprio, alimentado por um amor compreensivo pelo povo e as suas histórias, mas que os públicos, visitantes das exposições e eventuais compradores, só aprendeu a valorizar através do olhar espelhante que o artista lhes propunha.”

José Malhoa
Tradição e Modernidade
ISBN:
9789898410047
Ano de edição:
11-2010
Editor:
Scribe
Idioma:
Português
Dimensões:
236 x 289 x 28 mm
Encadernação:
Capa dura
Páginas:
408
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.