Jonathan Strange & o Sr. Norrell
de Susanna Clarke
Sobre o livro
O melhor romance de fantasia desde O Senhor dos Anéis!
Há séculos, quando a magia habitava a Inglaterra, houve um mago que se distinguiu entre todos os outros. Chamou-se Rei Corvo, foi criado por fadas e, como nenhum outro, soube conjugar a sabedoria desses seres com a razão humana. Só que tudo se alterará a partir do momento em que um rei louco e alguns poetas mais arrojados fazem com que a Inglaterra deixe de acreditar na magia. O que acontecerá até meados do século XIX, quando o solitário Senhor Norrell, de Hurtfew Abbey, que faz andar e falar as estátuas da catedral de York, acredita que poderá ajudar o governo de Sua Majestade na guerra contra Napoleão.
Já em Londres, Norrell, encontrará Jonathan Strange, um jovem, rico e brilhante (mas também arrogante), que descobre por acaso que é um mago, tornando-se seu discípulo. Os feitos de ambos hão-de maravilhar a velha Inglaterra. Até ao momento, no entanto, em que a parceria, que parecia destinada ao sucesso, virará rivalidade. É que, fascinado pela figura sombria do Rei Corvo e atraído pela sua "insensata busca" por magias há muito esquecidas, Jonathan haverá de pôr em causa tudo o que Norrell mais estimava.
Jonathan Strange e o Sr. Norrell é, pois, um romance "elegante, mordaz e absolutamente arrebatador", envolvido em grande mistério e beleza que agarra o leitor até à última página.
Dulce Furtado, Público, 09 de Julho de 2005
João Seixas, Junho de 2005
"Muitos livros são para ser lidos, outros estudados, poucos, no entanto, estão destinados a ser vividos intensamente durante semanas. Jonathan Strange e o Sr. Norrell pertence a esta última categoria." (The Washington Post)
"Um verdadeiro clássico, uma das melhores histórias de fantasia alguma vez escrita." (Kirkus Review)
"Uma mistura de dois géneros populares: a fantasia à Philip Pulmann e o pastiche literário do século XIX. O resultado é uma ficção histórica cheia de magia." (Financial Times)