Introdução à Programação Usando C

Tecnologias de Informação

de António Manuel Adrego da Rocha 

Bertrand.pt - Introdução à Programação Usando C
Editor: FCA
Edição: fevereiro de 2006
32,20€
Notifiquem-me quando disponível

Esta obra tem como principal objectivo fornecer competências sólidas no desenvolvimento de programas de pequena e média complexidade. Assim, introduz-se uma metodologia que procura atingir a descrição final da solução de problemas, por refinamentos sucessivos, através da aplicação da decomposição hierárquica das soluções. Outro objectivo principal consiste na aprendizagem da linguagem de programação C na sua norma ANSI. Nesse sentido são estudados aspectos relacionados com a portabilidade, robustez, reutilização, legibilidade e eficiência das soluções.

Especificamente, pretende-se atingir os seguintes objectivos:
  • Compreensão clara do que é um computador, como funciona, para que serve, como se comunica com ele e a aprendizagem das metodologias a ter em conta no desenvolvimento de software de qualidade;
  • Desenvolvimento de estratégias para a especificação precisa do problema que se pretende resolver num computador e o estabelecimento de métodos para a descrição detalhada e rigorosa da solução do problema, usando o paradigma da programação procedimental;
  • Normas de representação da informação num computador;
  • Aprendizagem da linguagem de programação C na sua norma ANSI, bem como, das suas bibliotecas de execução;
  • Estudo das principais estruturas de dados estáticas, nomeadamente das sequências (arrays), das sequências de caracteres (strings), dos registos (structs) e ainda dos ficheiros (files);
  • Introdução ao estudo dos algoritmos de pesquisa e de ordenação.
  • Público Alvo
    Este livro é dirigido aos estudantes de disciplinas de iniciação à programação, que frequentam licenciaturas que exijam conceitos sólidos de programação e de um conhecimento profundo da linguagem C, assim como a todos aqueles que queiram dominar esta linguagem de programação.


    ÍNDICE

    1 - Computadores e Programação
    1.1 Introdução
    1.2 Computador, a grande revolução do século XX
    1.3 O que é um computador?
    1.4 Qual é a utilidade de um computador?
    1.5 Classe de problemas que o computador resolve
    1.6 Organização interna de um computador
    1.7 O que é o sistema operativo?
    1.8 Linguagens de programação
    1.8.1 Linguagem máquina
    1.8.2 Linguagens de baixo nível
    1.8.3 Linguagens de alto nível
    1.8.4 Que linguagem se deve usar para ensinar programação?
    1.9 Paradigmas de programação
    1.10 Fases do desenvolvimento de uma aplicação
    1.10.1 Análise do problema
    1.10.2 Implementação da aplicação
    1.11 Princípios a ter em conta no desenvolvimento de software de qualidade
    1.12 O sistema operativo UNIX
    1.12.1 Identificação dos utilizadores
    1.12.2 Organização da memória de massa
    1.12.3 O interpretador de comandos (shell)
    1.12.4 Os comandos mais usuais do UNIX
    1.12.5 Redireccionamento de entrada/saída de comandos
    1.12.6 Compilação de ficheiros em linguagem C
    1.12.7 Execução de programas
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    2 - Algoritmos
    2.1 Introdução
    2.2 Especificação do problema
    2.3 Algoritmos e suas características
    2.4 Decomposição hierárquica da solução
    2.5 Regras gramaticais do pseudocódigo
    2.6 Modelos de algoritmos
    2.6.1 Modelo básico
    2.6.2 Modelo básico modificado à entrada
    2.6.3 Modelo básico modificado à saída
    2.7 O problema dos alumínios
    Exercícios
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    3 - Representação da Informação
    3.1 Introdução
    3.2 Sistemas de numeração
    3.2.1 O sistema de numeração decimal
    3.2.2 O sistema de numeração binário
    3.2.3 Os sistemas de numeração octal e hexadecimal
    3.2.4 Conversão decimal para binário
    3.3 Representação de quantidades inteiras
    3.3.1 Representação em sinal e módulo
    3.3.2 Representação em complemento para um
    3.3.3 Representação em complemento para dois
    3.4 Aritmética inteira
    3.5 Representação de quantidades reais
    3.6 Aritmética real
    3.7 Representação de símbolos
    3.8 Big Endien versus Little Endien
    Exercícios
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    4 - Introdução à Linguagem C
    4.1 Introdução
    4.2 A estrutura de um programa em C
    4.3 Elementos básicos da linguagem C
    4.4 Representação da informação
    4.5 Tipos de dados predefinidos
    4.6 Tipos de dados aritméticos
    4.6.1 Tipos de dados inteiros
    4.6.2 Tipos de dados reais
    4.6.3 Tipo de dados carácter
    4.7 Constantes e variáveis
    4.8 Sequenciação
    4.8.1 Expressões
    4.8.2 Operadores
    4.8.3 Instruções de atribuição
    4.9 Exemplo de um programa
    4.10 Tipo de dados enumerado
    4.11 Tipo de dados void
    4.12 Tipo de dados ponteiro
    4.13 Bibliotecas de execução ANSI
    4.13.1 Biblioteca ctype
    4.13.2 Biblioteca math
    4.13.3 Biblioteca errno
    4.13.4 Biblioteca stdlib
    Exercícios
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    5 - Estruturas de Controlo
    5.1 Introdução
    5.2 Instruções decisórias
    5.2.1 A instrução decisória binária if
    5.2.2 A instrução decisória múltipla switch
    5.2.3 Comparação das instruções decisórias
    5.3 Instruções repetitivas
    5.3.1 As instruções repetitivas do while e while
    5.3.2 A instrução repetitiva for
    5.3.3 Ciclos repetitivos imbricados
    5.3.4 Ciclos repetitivos infinitos
    5.3.5 A instrução nula
    5.3.6 As instruções de salto break e continue
    5.4 Exemplos
    Exercícios
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    6 - Entrada e Saída de Dados Formatadas
    6.1 Introdução
    6.2 Interacção entre a aplicação e o utilizador
    6.3 Entrada de dados
    6.3.1 Leitura de caracteres
    6.3.2 Leitura de valores numéricos
    6.3.3 Leitura de valores enumerados
    6.3.4 O especificador de conversão %n
    6.4 Saída de dados
    6.4.1 Escrita de caracteres
    6.4.2 Escrita de valores numéricos
    6.4.3 Escrita de valores enumerados
    6.4.4 Escrita de ponteiros
    6.4.5 O especificador de conversão %n
    Exercícios
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    7 - Programação Procedimental
    7.1 Introdução
    7.2 Subprogramas
    7.3 Funções da linguagem C
    7.3.1 Definição de uma função
    7.3.2 Alusão de uma função
    7.3.3 Invocação de uma função
    7.3.4 Uso indevido de funções
    7.3.5 Procedimentos na linguagem C
    7.3.6 Parâmetros formais
    7.3.7 Exemplos simples
    7.4 Exemplos avançados
    7.5 Organização de um programa em subprogramas
    7.6 Classes de armazenamento
    7.7 Visibilidade dos objectos
    7.8 Subprogramas recursivos
    7.9 Ponteiros para funções
    7.10 Manipulação da memória pilha
    Exercícios
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    8 - Sequências e Ponteiros
    8.1 Introdução
    8.2 Características das sequências
    8.2.1 Declaração de uma sequência
    8.2.2 Inicialização de uma sequência
    8.2.3 Sequências como parâmetros de subprogramas
    8.2.4 Exemplo
    8.3 Exemplos mais complexos
    8.4 Ponteiros
    8.4.1 Dualidade ponteiro sequência
    8.4.2 Aritmética de ponteiros
    8.4.3 Acesso indexado versus acesso por ponteiro
    8.4.4 Sequências de ponteiros e ponteiros para sequências
    8.4.5 Sequências de ponteiros para funções
    8.5 Sequências bidimensionais
    8.5.1 Exemplo de processamento de matrizes
    8.5.2 Dualidade ponteiro sequência
    8.6 Sequências tridimensionais
    8.7 Considerações finais sobre sequências
    Exercícios
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    9 - Sequências de Caracteres
    9.1 Introdução
    9.2 Características das sequências de caracteres
    9.2.1 Declaração e inicialização de sequências de caracteres
    9.2.2 Atribuição de sequências de caracteres
    9.2.3 Sequências de caracteres versus caracteres
    9.2.4 Leitura de sequências de caracteres
    9.2.5 Escrita de sequências de caracteres
    9.2.6 Sequências de caracteres como parâmetros de subprogramas
    9.2.7 Considerações finais sobre sequências de caracteres
    9.3 Exemplos
    9.4 Biblioteca string
    9.5 Exemplo avançado
    9.6 Conversão de sequências de caracteres
    9.7 Sequências de sequências de caracteres
    Exercícios
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    10 - Estruturas
    10.1 Introdução
    10.2 Características das estruturas
    10.2.1 Declaração de estruturas
    10.2.2 Inicialização de estruturas
    10.2.3 Acesso aos campos das estruturas
    10.2.4 Atribuição de estruturas
    10.2.5 Leitura e escrita de estruturas
    10.2.6 Estruturas como parâmetros de subprogramas
    10.2.7 Estruturas como resultado de saída de funções
    10.2.8 Campos de estruturas de tipo sequência
    10.2.9 Estruturas hierárquicas
    10.2.10 Estruturas ligadas
    10.3 Exemplo
    10.4 Uniões
    10.5 Sequências de estruturas
    10.6 Exemplo da construção de uma base de dados
    10.7 Exemplos de definição de estruturas de dados
    Exercícios
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    11 - Ficheiros
    11.1 Introdução
    11.2 Fluxos de comunicação
    11.3 Abertura de um fluxo de comunicação
    11.4 Fecho de um fluxo de comunicação
    11.5 Fluxos de texto
    11.5.1 Leitura de um fluxo de texto
    11.5.2 Escrita num fluxo de texto
    11.5.3 Leitura e escrita de linhas de texto
    11.5.4 Considerações sobre os fluxos de texto standard
    11.6 Passagem de argumentos na linha de comando
    11.7 Exemplos
    11.7.1 Exemplos simples de utilização de ficheiros de texto
    11.7.2 Gestão de uma base de dados com ficheiros de texto
    11.8 Fluxos binários
    11.8.1 Leitura e escrita de fluxos binários
    11.8.2 Gestão de uma base de dados com ficheiros binários
    11.9 Funções para colocação do indicador de posição
    11.10 Esvaziamento do armazenamento tampão
    11.11 Exemplo da manutenção de uma base de dados
    11.12 Funções para operar sobre ficheiros
    Exercícios
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    12 - Introdução à Pesquisa e Ordenação
    12.1 Introdução
    12.2 Complexidade algorítmica
    12.3 Pesquisa
    12.3.1 Pesquisa sequencial
    12.3.2 Pesquisa binária
    12.3.3 Comparação entre as pesquisas sequencial e binária
    12.4 Ordenação
    12.4.1 Ordenação por selecção
    12.4.2 Ordenação por troca
    12.4.3 Ordenação por inserção
    12.4.4 Comparação dos algoritmos de ordenação
    12.5 Ordenação por fusão
    Exercícios
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