Sobre o livro
Guru de estrelas de Hollywood aponta a prece e a meditação como o remédio para os males do mundo
Os antigos diziam — e muitos modernos continuam dizendo — que "rir é o melhor remédio". Os mais-que-modernos começam a afirmar que a "iluminação" (budista, cristã, judaica etc.) é remédio melhor ainda. No livro Illuminata, a americana Marianne Williamson, guru de estrelas de Hollywood, diz que, para todos os males destes tempos, a prece e a meditação valem mais que qualquer coisa.
O livro não é uma pregação religiosa nem se prende a fórmulas sectárias. A autora dá preferência à corrente cada vez mais numerosa dos que se colocam acima das denominações. Começa advertindo que cada vez mais há "previsões de uma mudança global, talvez um cataclismo, nos anos vindouros". E propõe: "Ao recebermos o amor de Deus e o comunicarmos a outras pessoas, nos é dado o poder de consertar o mundo". Seu conceito de "iluminação": "A prática espiritual nos restabelece, trazendo a luz para as regiões de nossas trevas. A mente humana contém uma centelha de divindade e essa divindade nos ilumina".
A fórmula para chegar a esta "iluminação", diz Marianne, é a prece seguida da "meditação". Primeiro, ao levantar-se, a pessoa ora, diretamente a Deus. Depois, medita durante cerca de 20 minutos. Meditação, ela diz, pode ser apenas uma contemplação silenciosa, o que não descarta os métodos zen. O livro sugere preces para todos os casos (doenças, tristezas, depressão, nascimento, casamento, morte...), mas diz que cada pessoa pode criar sua própria prece, para cada caso.