História dos Povos Árabes
de Albert Hourani e Malise Ruthven; Tradução: Miguel Mata
Sobre o livro
Considerada por unanimidade a melhor história dos povos árabes, este livro de Albert Hourani é universalmente estudado em todos os cursos de história no mundo inteiro. Não existem árabes, existe um conjunto de populações que se convencionou reunir sob a designação de árabes com base numa língua que é, efectivamente, muito diferente.
Esta História dos Povos Árabes é universalmente reconhecida como um dos livros mais importantes escritos sobre o tema e também um dos mais completos num só volume.
A presente edição foi actualizada após a morte do Autor por Malise Ruthven, cobrindo assim eventos importantes como os ataques terroristas do 11 de setembro ou a invasão americana do Iraque, permitindo assim que uma obra fundamental entre também dentro do século XXI.
Ao revelar as origens muito diferentes de populações diversas que compõem os ditos povos árabes, Hourani traça registos culturais e civilizacionais diametralmente opostos, fazendo o retrato de civilizações que tiveram o seu Renascimento antes da Europa e sobre as quais assenta, em grande parte, a arte, a ciência e a cultura do mundo ocidental.
Hanif Kureishi
«Brilhante. A Grande História no seu melhor.»
David Aboulafia