Sobre o livro
O movimento de 24 de Agosto de 1820, a Constituição de 1822, e a crise sucessória que levou a um confronto entre dois irmãos Braganças despoletaram um dos períodos mais complexos da História de Portugal, tendo como consequência mais marcante a Guerra Civil de 1828 a 1834, entre os denominados liberais e absolutistas.
Apesar do trauma da divisão de um País, a nível ideológico e não só, ainda mal recuperado das Invasões Francesas, foi um dos mais importantes episódios político-militares da primeira metade do século XIX, que alterou de forma indelével o curso da nossa História, uma entrada dura na época Contemporânea.
Este livro traz-nos os principais momentos deste período nas suas vertentes política, diplomática e militar. Todavia não se esgota a este nível. Esta publicação, com inúmeras ilustrações e infogravuras a cores e a preto e branco, é um inédito e valioso contributo para o conhecimento das principais ações militares, das armas e uniformes dos beligerantes, das principais personalidades, e sobre o dramático desenrolar das operações militares.
Um livro indispensável para a compreensão da História do Portugal Contemporâneo, agora que se lançou o Bicentenário de 24 de Agosto de 1820.