Grão de Milho
de Olalla González; Ilustração: Marc Taeger
Sobre o livro
«Era uma vez uma família que tinha um filho muito pequeno, tão pequeno como um grão. Por isso lhe chamaram Grão de Milho. Um dia, quando a sua mãe estava a fazer o almoço, viu que não tinha açafrão. Grão de Milho ofereceu-se logo para ir à mercearia. A mãe nunca o deixava sair sozinho de casa, porque tinha medo que as pessoas não o vissem e o pisassem. Mas Grão de Milho insistiu. Disse à mãe que iria a cantar; assim, mesmo que não o vissem, ouviam-no e ninguém o pisaria…» A história de "Grão de Milho", adatada por Olalla González e ilustrada por Marc Taeger, decorre num ambiente familiar e protetor, próprio do lar. Porém, longe de inculcar complexos ou debilidades ao protagonista, em virtude da sua baixa estatura, transmite uma mensagem positiva: Grão de Milho é forte, tem iniciativa e sabe enfrentar os problemas que lhe surgem, problemas esses que se resolvem e culminam aqui com um final feliz.
Por fim, a 3.ª edição de um conto de tradição oral aconselhado pelo PNL/LER+.
Grão de Milho ofereceu-se logo para ir à mercearia. A mãe nunca o deixava sair sozinho de casa, porque tinha medo que as pessoas não o vissem e o pisassem. Mas Grão de Milho insistiu. Disse à mãe que iria a cantar; assim, mesmo que não o vissem, ouviam-no e ningué m o pi s a r ia .
O Grão de Milho é muito pequenino, mas é todo decidido e despachado. Ele gosta de ajudar a mãe, mas para não ser pisado por outros, tem de ir cantando enquanto vai fazer os seus recados. Uma história muito divertida, sobre um pequeno com muita personalidade e com um final divertido. As ilustrações também são muito simples, coloridas e originais o que dá um toque especial ao livro.
Maravilhosas ilustrações feitas à mão! Cores maravilhosas! Para ler em família. Grão de milho é tão pequenino que muitas vezes nem se dá pela sua presença. Por este motivo muitas vezes está em apuros. Esta história conta a aventura em que um dia a família de grão de milho se viu aflita porque não sabiam dele. Grão de milho foi às compras e ficou muito cansado por isso resolveu descansar dentro de uma couve. Mas veio uma vaca e comeu a couve..... Grão de milho e a sua família vivem felizes numa vida tranquila onde a boa disposição é a palavra de ordem.