Gosto do Desporto de Baixo Nível
de Boris Cyrulnik
Grátis
Sobre o livro
Fenómeno social de grande importância do século XX, o desporto, durante muito tempo desconsiderado pelos meios intelectuais, merece hoje toda a sua atenção enquanto fenómeno que nos esclarece sobre a nossa sociedade e sobre os desafios de um corpo humano cada vez mais performante.
Estas entrevistas, com Boris Cyrulnik, realizadas no INSEP (Institut national du sport, de l’expertise et de la performance), interpelam o desportista, este Homo ludens contemporâneo, convocando a sociologia, a filosofia, a história, a política, a antropologia, a economia, as ciências e as técnicas. Através do prisma do desporto, que praticou quando jovem, Boris Cyrulnik fala-nos da condição humana, com a benevolência que o caracteriza.
Grande fenómeno social do século XX, o desporto constitui a seu ver um magnífico terreno de reconstrução. O conceito de resiliência, que deu a conhecer, encontra uma aplicação exemplar no desporto. A sua abordagem antropológica também o levou a formular a hipótese do nascimento das convenções lúdicas a partir do momento em que as crianças se apercebem do outro e do prazer que advém de se medirem com ele. Assim, esse protodesporto do Homo Ludens estaria enraizado no ser em formação desde os primórdios da humanidade