Bertrand.pt - Gerenciamento de Processos de Negócios

Gerenciamento de Processos de Negócios

BPM - Business Process Management

de Roquemar L. Baldam, Rogério Valle, Valmir Sobral, Sérgio Hilst e Humberto Pereira 

idioma: Português do Brasil, Português
Editor: Érica
Edição ou reimpressão: setembro de 2007
41,37€
Esgotado ou não disponível

O propósito do livro é nutrir o mercado com informações relevantes sobre a disciplina que hoje mais interesse desperta no ambiente empresarial: o Gerenciamento de Processos. Todas as iniciativas modernas de administração (BSC, ISO 9000, Custeio ABC, Six Sigma, SOX, ISO 14000, indicadores etc.) necessitam da visão de processos.
Adicionalmente, os processos constituem a base de discussão para a melhoria do desempenho das organizações e apoio à implantação de sistemas de informação.
Abrange os aspectos e direcionadores que levaram o estudo dos processos a seu estágio atual de desenvolvimento, o ciclo de gerenciamento necessário à sua implementação e exemplos de processos. Apresenta uma estrutura de conhecimento que pode servir de base à implantação do BPM na organização, referenciais de conformidade e muito mais.
Destinado a estudantes, gestores, empresários e profissionais da área.

ÍNDICE

Capítulo 1 - Contextualização do BPM
1.1. Os diversos conceitos de processos e o conceito usado no livro
1.2. Exemplos característicos de processos de negócios
1.3. A visão por processos nas organizações
1.3.1. Organização centrada em processos & organização não centrada em processos
1.3.2. A aplicação da visão de processos nas atividades organizacionais
1.4. Gerenciamento de processos & gerenciamento de projetos
1.5. Breve histórico da racionalização do trabalho nas organizações
1.6. Três grandes movimentos recentes que envolvem a visão de processos
1.6.1. Difusão da visão de processos em decorrência da implantação de controle da qualidade total
1.6.2. Difusão da visão de processos em decorrência da implementação em larga escala dos sistemas integrados de gestão
1.6.3. Difusão do gerenciamento de processos de negócios
1.7. Razões do interesse pelo BPM
1.7.1. A evolução das estruturas de mercado resultante da globalização
1.7.2. Uso do BPM para controle da complexidade em grandes corporações e em cadeias de suprimento
1.7.3. A racionalização de quarta geração do desenvolvimento de produtos
1.7.4. Responsabilidade Social e Governança Corporativa:o BPM na racionalização das relações sociais de produção
1.7.5. A evolução das TI’s como fator de difusão do BPM
1.8. Diferentes visões de abordagens na melhoria contínua, inovação de processos e BPM
1.9. Fatores críticos de sucesso em implantações de BPM

Capítulo 2 - O Ciclo do Gerenciamento de Processos de Negócios: Proposta Prática
2.1. Visão geral do ciclo de gerenciamento de processos de negócios
2.2. Infra-estrutura de trabalho para gerenciamento de processos de negócios
2.2.1. Equipe envolvida
2.2.2. Quem estuda processos em maior intensidade?
2.2.3. Infra-estrutura física
2.2.4. Infra-estrutura de software
2.2.5. Manual do modelo de gestão de BPM
2.3. Planejamento do BPM
2.3.1. Processos-chave para a estratégia
2.3.2. Processos para solução imediata de problemas
2.3.3. Processos para otimização
2.3.4. Visão Global de Processos
2.4. Modelagem e otimização de processos
2.4.1. Modelagem do estado atual (As Is)
2.4.1.1. Metodologias de modelagem
2.4.1.2. O uso de software de modelagem durante entrevistas e discussões em grupos
2.4.2. Otimização e modelagem de estado futuro (To Be)
2.4.2.1. Análise de processos
2.4.2.2. Melhoria contínua
2.4.2.3. FAST (Fast Analysis Solution Technique)
2.4.2.4. Benchmarking
2.4.2.5. Adoção de melhores práticas e processos comodizados
2.4.2.6. Redesenho de processo
2.4.2.7. Inovação de processos
2.4.2.8. Impacto das diversas abordagens de otimização de processos
2.4.2.9. Simulação
2.4.2.10. Resultados esperados da modelagem de estado futuro (To Be)
2.5. Execução de processos
2.6. Controle e análise de dados

Capítulo 3 - Tecnologia da Informação no BPM
3.1. O uso do computador na revolução do BPM
3.2. Lembrar que nem toda tarefa precisa utilizar computador
3.3. As ferramentas de TI que apóiam processos
3.4. Alguns movimentos em TI que favorecem a implantação de processos
3.4.1. A criação de repositórios de processos
3.4.2. SOA
3.4.3. ECM
3.4.4. Assinatura com certificado digital
3.4.5. Business rules
3.4.6. A criação de várias interfaces de comunicação padronizadas entre os processos de negócios e os softwares de implementação

Capítulo 4 - Ferramentas de TI Aplicáveis a BPM em Geral
4.1. Classificação das ferramentas de TI com aplicação em BPM
4.2. Iniciativas de construção de ambientes integrados de BPMs
4.3. Aplicações no planejamento do BPM
4.4. Aplicações na modelagem e otimização de processos
4.5. Aplicações na implantação e execução de processos
4.6. Aplicações no controle e monitoramento
4.6.1. BAM - Bussines Activity Monitoring

Capítulo 5 - Modelos de Referência de Processos de Negócios, Melhores Práticas e Padronização de Processos
5.1. Alguns modelos de referência de processos de negócios
5.1.1. Supply-Chain Operations Reference-model (SCOR) da Suply-Chain Council
5.1.2. Processes Classification Framework da APQC
5.1.3. Enhanced Telecommunications Operations Map (eTOM) da Telemanagement Forum
5.1.4. MIT Process Handbook
5.5.5. RosettaNet
5.1.6. Outras referências relevantes em modelos de referência em processos
5.2. Melhores práticas e processos comodizados
5.3. A migração de empresas com pacotes fechados com melhores práticas para modelos flexíveis de processos

Capítulo 6 - Uso do BPM na Obtenção de Conformidade
6.1. Contexto da necessidade do uso de conformidade
6.2. Alguns referenciais de conformidade
6.2.1. ISO 9000
6.2.2. SOX
6.2.3. Basiléia I e II
6.2.4. OSHA
6.2.5. ISO 14000
6.2.6. ANS
6.2.7. ANVISA
6.2.8. FDA
6.3. Conclusão

Capítulo 7 - A Maturidade das Empresas frente ao BPM

7.1. Modelos de maturidade aplicados a processos de negócios
7.2. Exemplos de modelos de maturidade
7.2.1. Exemplo de BPMM baseado no CMM
7.2.1.1. Estágio 1: Estado inicial
7.2.1.2. Estágio 2: Repetível
7.2.1.3. Estágio 3: Definido
7.2.1.4. Estágio 4: Gerenciado
7.2.1.5. Estágio 5: Otimizado
7.2.2. Modelo de BPMM baseado no Gartner
7.2.3. Modelo de BPMM baseado em Rosemann & Bruin

Capítulo 8 - Gerenciamento da Mudança em BPM
8.1. Introdução
8.2. A condição da mudança
8.3. Modos de mudar
8.4. Estado ou modelo ideal
8.5. Remover inconvenientes concretos ou realizar idéias abstratas
8.6. Processos e comportamento
8.7. Informação e tecnologia
8.8. Estruturar a mudança
8.9. Necessidades daorganização e prioridades das pessoas
8.10. Fatores que afetam a mudança
8.11. Práticas de mudança
8.12. Autonomia interna ou dependência externa
8.13. Plano de comunicação

Anexo I - Conceitos de Atividades, Processos, Subprocessos e Tarefas

Anexo II - Exemplos de Processos de Negócios Típicos

Anexo III - Siglas e Abreviações Correlatas

Referências Bibliográficas

Índice Remissivo

Gerenciamento de Processos de Negócios
BPM - Business Process Management
de Roquemar L. Baldam, Rogério Valle, Valmir Sobral, Sérgio Hilst e Humberto Pereira 
ISBN: 9788536501758 Ano de edição ou reimpressão: 09-2007 Editor: Érica Idioma: Português do Brasil, Português Dimensões: 167 x 238 x 21 mm Páginas: 240 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Organizações de Empresas

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