Descubra mais
Sobre o livro
O que é o génio? Como diz Harold Bloom, é a capacidade para estar acima da sua época, o princípio antigo que reconhece e exalta o que temos de divino, e o dom de dar vida àquilo que de melhor há em nós. Nesta obra monumental, um dos mais proeminentes críticos literários do mundo faz uma celebração inigualada de cem dos espíritos mais criativos da história.
Da Bíblia a Sócrates, passando pelas obras-primas transcendentes de Dante, Camões e Shakespeare, até à modernidade de Pessoa, Faulkner e Hemingway, Harold Bloom expõe os numerosos paralelismos entre os génios que selecionou e as formas surpreendentes como se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos. Acompanhada por excertos reveladores de livros que continuam a inspirar, encantar e comover os leitores, a análise viva e perspicaz de Bloom ilumina e amplia a nossa compreensão da cultura literária do Ocidente... e proporciona-nos um périplo grandioso mas íntimo pelos génios da nossa história.
Pittsburgh Post-Gazette
«A sua fluência extraordinária, juntamente com a vastidão inigualável do seu saber e a sua famosa “irreverência”, são algumas das razões pelas quais se tornou o mais reputado crítico literário dos Estados Unidos. O mínimo que podemos dizer sobre desta obra é que é enciclopédica.»
The Guardian
«Nenhuma outra obra aborda o génio literário desta maneira ou menciona tantos escritores. Recomendado para todas as bibliotecas públicas ou privadas.»
Library Journal
«Harold Bloom é o único crítico literário vivo a conseguir captar a atenção de um mundo que parece estar a perder a fé na literatura.»
Sydney Morning Herald
«Um gigante entre os críticos... O seu entusiasmo pela literatura é contagiante.»
The New York Times Magazine