Fernão de Magalhães
Herói, traidor ou mito: a história do primeiro homem a abraçar o mundo
de José Manuel Garcia
Sobre o livro
Entre 1505 e 1512, Fernão de Magalhães fez a primeira metade da sua viagem em torno da Terra, estendendo o braço direito para oriente. O braço esquerdo foi lançado para ocidente entre 1519 e 1521, tornando-o assim no primeiro homem a realizar a viagem de circum-navegação do planeta.
O historiador José Manuel Garcia traz-nos um relato completo desta viagem à volta do mundo, sem esquecer o homem que ultrapassou o estreito que ganhou o seu nome: Estreito de Magalhães. Herói, traidor dos interesses portugueses ou mito, esta personagem, uma das mais famosas da nossa História, tem despoletado grandes questões que aqui se procuram esclarecer.
Dotado de uma tenacidade inabalável e de uma sabedoria na arte de navegar, uniu oceanos e ligou mundos naquilo que foi a origem do processo de globalização que agora vivemos. Baseado numa apurada investigação e consulta de fontes, este livro conta a história de como foi feita a mais difícil, longa e significativa viagem marítima.
Uma proeza que ficou marcada na História da Humanidade.
Entusiasmou-me o tema e a súmula, já a leitura nem por isso. É exaustivo. Muito semelhante a um documento académico. A escrita é confusa e há assuntos que se prolongam, na minha opinião, além do necessário.
Acabei de ler esta biografia que acho essencial, de um homem invulgar. Embora me pareça bem documentada e até com boas ilustrações e mapas correctos, parece-me lamentavelmente mal escrito, com uma articulação de narrativas descuidada, e uma sintaxe, por vezes "barroca" e completamente inadequada e confusa. Espero que a próxima edição, seja completamente revisto. Obrigado