Fascismo - Um Alerta
de Madeleine Albright
Grátis
Sobre o livro
Partindo das experiências pessoais numa Europa dilacerada pela guerra e na sua longa carreira de diplomata, Madeleine Albright analisa a emergência do fascismo no século XX, alerta para os problemas do seu legado e explica as lições que devemos aprender para que a História não se repita.
Esclarecedor, perspicaz e inquietante, Fascismo - Um Alerta é um livro sábio em tempos perigosos.
Esta obra representa um alerta fundamental de alguém que não se limitou a estudar a História; ajudou a moldá-la. Uma análise esclarecedora, um apelo inquietante e lições valiosas para o futuro, escrito por uma das mais respeitadas figuras políticas da atualidade.
João Céu e Silva l Diário de Notícias
«Uma obra que apela à moderação e à preservação dos valores da democracia liberal.»
Prefácio de Jaime Gama
«A sua opinião (de Madeleine Albright) não pode ser ignorada.»
Vital Moreira
«A obra tem dois objetivos claros. O primeiro é esmiuçar as características do movimento autoritário surgido no início do século XX que forjou Benito Mussolini, na Itália, e Adolf Hitler, com sua versão alemã, o nazismo. O segundo é demarcar as diferenças, que são claras, do fascismo em relação a outros movimentos políticos antidemocráticos recentes, como o populismo.»
EXAME (Brasil)
«Um livro perspicaz que revela a experiência de uma pessoa sábia e admirável.»
The Times
«Um alerta fundamental para a sociedade atual escrito com paixão e baseado na experiência.»
Daily Telegraph
«Numa altura crítica para as democracias ocidentais, Albright escreve com uma autoridade rara. A sua mestria narrativa é uma feliz surpresa, tal como é a sua sabedoria relativamente à natureza humana. Livre de jargão geopolítico, a prosa flui com naturalidade e revela observações perspicazes sobre as emoções que sustentam as piores e mais perversas decisões políticas.»
The Economist
A mentalidade de rebanho é poderosa nos assuntos internacionais. Os dirigentes em todo o mundo observam- se, aprendem uns com os outros e copiam-se. Veem para onde se dirigem os seus pares, como conseguem levar a deles avante e como podem aumentar e perpetuar o poder. Seguem nas pegadas uns dos outros, tal como Hitler fez com Mussolini – e hoje o rebanho move -se numa direção fascista. Apesar de todas as diferenças, há também laços que unem figuras como Maduro, Erdogan, Putin, Orbán, Duterte e – único exemplo entre eles de verdadeiro fascista – Kim Jong-un.
Na minha opinião, precisamos de trabalhar bem em conjunto com outros, seja para tentar travar os terroristas, para deter a propagação de armas nucleares, elevar os níveis de vida, preservar o ambiente, prevenir epidemias, levar os traficantes internacionais de drogas para a prisão, ou – sim – salvaguardar as nossas fronteiras. Não há razão à face da Terra para termos medo ou não estarmos dispostos a envolver-nos construtivamente.
O fenómeno que designamos fascismo desempenhou um papel crucial na minha vida, assim como na de tantos outros seres humanos, e na história contemporânea. Este é um livro sobre a situação na Europa, o ambiente político nos Estados Unidos e as implicações de ambas as coisas para o resto do mundo.
Um livro importantíssimo perante a situação politica que parece estar a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Madeleine Albright alerta para a possibilidade de uma expansão ainda maior de politicas baseadas no medo e no fascismo.
Neste livro, a ex-secretária de Estado da administração Clinton, apresenta aos leitores os grandes líderes totalitários da história moderna e alerta-os dos perigos que este tipo de regime oferece aos cidadãos. Nascida em Praga, Madeleine revive os pesadelos que assolaram a Europa e o Mundo no século XX e deixa pistas sobre como evitá-los.