Bertrand.pt - Estratégia Organizacional

Estratégia Organizacional

Do posicionamento ao movimento

de Nelson Santos António 

Editor: Edições Sílabo
Edição ou reimpressão: junho de 2006
12,01€
9,61€
Esgotado ou não disponível.

No estudo da estratégia organizacional podem ser isolados dois momentos: um de posicionamento e outro de movimento. No primeiro, que dominou o ensino da disciplina até ao início dos anos 90, a empresa procura construir vantagens competitivas que lhe permitam uma posição de monopólio que, a todo o custo, tentará defender. No segundo, que domina o pensamento actual, a empresa assume que todas as vantagens competitivas são transitórias e, antes de ser expulsa da posição efémera que conquistou, toma por si própria a iniciativa de a destruir, inovando.

É o que se discute neste livro que, tratando de estratégia como uma atitude de gestão - e não como um conjunto de técnicas e instrumentos - privilegia a empresa como um todo, com os seus constituintes internos e externos e a convicção de que há sempre que predizer o futuro. Uma obra para gestores, estudantes de gestão e para todos aqueles que pretendam ter da organização uma visão alargada.

PREFÁCIO / CAPÍTULO 1 - ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL: SUA EVOLUÇÃO NOS ÚLTIMOS 50 ANOS: O problema / O momento do posicionamento (ou da adaptação): A análise SWOT; Vantagem competitiva / O momento do movimento ou da intenção estratégica / As estratégias fundamentadas nos recursos / Conhecimento e teoria fundamentada nos recursos: A transformação permanente; Qualidade: vector integrador da estratégia / CAPÍTULO 2 - À VOLTA DO CONCEITO DE GESTÃO ESTRATÉGICA: Introdução / O conceito de estratégia / Desenvolvimentos do conceito de estratégia / Conclusão / CAPÍTULO 3 - O PRINCÍPIO DE TUDO - A ANÁLISE SWOT: Introdução / Meio envolvente mediato: A perspectiva económica; A perspectiva tecnológica; A perspectiva cultural; A perspectiva política; A perspectiva demográfica / Meio envolvente imediato / Conclusão / CAPÍTULO 4 - TEORIA FUNDAMENTADA NOS RECURSOS: Introdução / Conhecimento e teoria fundamentada nos recursos / A teoria fundamentada nos recursos em acção / Terminologia / Recursos e estratégia / Conclusão / CAPÍTULO 5 - A GOVERNABILIDADE EMPRESARIAL E A TEORIA DOS STAKEHOLDERS: O problema / Introdução / O modelo anglo-americano: A teoria subjacente ao modelo anglo-americano / O modelo germano-japonês: Algumas características da governabilidade das empresas germânicas; Algumas características da governabilidade das empresas japonesas / Conclusões / CONCLUSÕES / BIBLIOGRAFIA.

Estratégia Organizacional
Do posicionamento ao movimento
ISBN: 9789726184027 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Edições Sílabo Idioma: Português Dimensões: 160 x 235 x 11 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 152 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Gestão  >  Gestão e Organização

Sugestões

Fundamentos de Gestão
20%
portes grátis
17,90€ 14,32€
Editorial Presença
Coaching para Docentes
20%
portes grátis
12,50€ 10,00€
Porto Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.