Envelhecimento e Economia Social
Perspetivas Atuais
Sobre o livro
Num momento em que a Europa e Portugal atravessam uma crise financeira e económica, e para alguns também uma crise de valores, a Economia Social é uma esperança e uma alternativa aos modelos económicos tradicionais, nomeadamente aos mais liberais.
A economia social é a economia da colaboração em vez da competição, é a economia de muitos em vez de um e é a economia onde a ciência dominante é a social e não a matemática.
A economia social representa hoje em Portugal 5% do PIB e 5,5% da população ativa, mais trabalhadores que o setor da saúde e dos transportes. Tem sido o único setor da atividade a crescer e a criar emprego e valor nos últimos 10 anos. No seio da economia social, tem destaque os serviços de apoio e ação social com 41,4% do Valor Acrescentado Bruto (VAB). Dentro destes serviços destacam-se os serviços de apoio a idosos.
Com a população a envelhecer e a necessitar de cuidados especializados, as respostas sociais para idosos assumem um papel importantíssimo a nível económico e social, assim como a intervenção das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Este livro pretende ilustrar de uma forma simples e forçosamente redutora o papel da economia social, e em especial dos serviços a idosos, no tecido económico do nosso país. Iremos destacar quatro respostas sociais e alguns aspetos da gestão dos recursos humanos e da qualidade nas IPSS.
É nosso objetivo que este livro seja para o leitor o início de uma aprendizagem sobre a economia social. No final indicamos alguns documentos, disponíveis on-line, que consideramos importantes para um melhor aprofundamento deste tema.