Dou-te a Minha Palavra
de Lopes Morgado
Grátis
Sobre o livro
Neste seu décimo livro de poesia, Lopes Morgado resolveu entrar nos meandros da PALAVRA, cujos labirintos tem percorrido desde abril de 1957, data dos primeiros versos publicados, aos 19 anos.
Em Dou-te a minha palavra, o autor percorre os vários passos de um texto até à fruição do leitor: escrita, palavra, comunicação, livro, silêncio. São estas as "cortinas" que dividem o livro, com relação entre as várias secções, mas todas abertas sobre múltiplos temas ou fontes de inspiração.
A vida e a Bíblia caminham aqui de mãos dadas, mas só os mais iniciados se aperceberão da subtileza dessa fonte ou luz inesgotável que rega e alonga a leitura imediata de cada texto. O olhar de jornalista sobre o pormenor de coisas, factos e pessoas; a sensibilidade franciscana para a linguagem da Natureza; as muitas memórias e ressonâncias - cruzam-se neste livro. Livro que se lê agradavelmente de um fôlego, pois os poemas são breves, mas que exige releituras atentas para descobrir veios mais profundos sob a transparência da linguagem.