Dois Dedos de Conversa Sobre o Dentro das Coisas
Um Crente, um Ateu e a Verdade como Provocação
de Bruno Nobre e Pedro Lind
Grátis
Sobre o livro
Hoje, mais do que em qualquer outra época, a alma do Ocidente é objecto de disputa entre crentes religiosos e crentes ateus. Estes parecem levar vantagem, pelo menos do ponto de vista cultural e comunicacional, en-quanto aqueles aparecem cada vez mais ocupando as franjas de socieda-des nas quais, ainda não há muitas décadas, constituíam a força cultural com maior visibilidade.
A par deste fenómeno, outro tem vindo a tomar forma, nos anos mais re-centes: o encontro entre crentes religiosos, sobretudo cristãos, e crentes ateus, para confrontar opiniões, sem urgências de proselitismo e sem ne-cessidade de con-vencer o interlocutor.
Dois Dedos de Conversa sobre o Dentro das Coisas é um exemplo desta atitude: dois jovens doutorados em Física - um, cristão católico, o outro, ateu - interrogam-se sobre as crenças que os animam e argumen-tam sobre as diferenças que os separam. Temas como os milagres, a relação de Deus com o mundo, o ser humano como acaso ou como criatura, o sentido da vida, sem ou com Deus... proporcionam ao leitor abundantes motivos para reflexão.
Num tempo em que os fundamentalismos - religiosos ou ateus - ocupam, com vantagem sobre as convicções assumidas e respeitadoras da diferença, a atenção dos media, é importante não perder de vista a possibilidade do encontro ou desencontro sereno das convicções. Esta obra permite essa experiência, ajudando a «repensar os grandes temas que sempre preocuparam a humanidade». Com a vantagem de, aos argumentos dos autores, o leitor poder sempre acrescentar os seus, seja qual for o seu ponto de partida.