Dificuldades de Aprendizagem Específicas
de Vitor Cruz
Sobre o livro
Internacionalmente, as dificuldades de aprendizagem
específicas são amplamente reconhecidas
como uma problemática que tende a provocar
sérias dificuldades de adaptação à escola e
de sucesso académico, e que, com frequência,
se perpetuam ao longo da vida adulta em múltiplas
facetas da vida pessoal, quotidiana e profissional.
Neste sentido, este livro pretende ser um
esforço de síntese de um campo controverso e
relativamente recente, o das Dificuldades de
Aprendizagem Específicas, as quais constituem
uma das grandes problemáticas associadas às
Necessidades Educativas Especiais.
Dificuldades de Aprendizagem Específicas começa por perspectivar
historicamente o conceito e a definição desta problemática, seguindo-se a
abordagem da etiologia, das características e da classificação. Por último,
quase como preocupação fulcral deste livro, são abordadas as principais
dificuldades de aprendizagem específicas, bem como algumas directrizes de
diagnóstico e de intervenção nas mesmas.
Ficando com a noção de que muito fica por dizer (e fazer), pensamos que
esta obra constitui um importante contributo não só para os professores do
ensino regular, como para os que lidam diariamente com alunos com
necessidades educativas especiais, e para todos aqueles que ao longo do
seu percurso profissional (ou outro) pretendem desempenhar um papel
efectivo e afectivo na vida das pessoas com dificuldades de aprendizagem.
Critérios actuais e de operacionalização
Etiologia
Classificação e características
Sistemas de linguagem
Diagnóstico e intervenção