Design e Desenvolvimento de Jogos
de Carlos Martinho, Rui Prada e Pedro Santos
Sobre o livro
Os videojogos são hoje um fenómeno com uma
dimensão que atravessa as mais diversas áreas do
conhecimento. Para além do setor do entretenimento,
os conceitos subjacentes ao design de
jogos podem ser encontrados nos mais diversos
produtos, fornecendo uma vantagem competitiva
através da criação de experiências de uso mais
atrativas e divertidas.
Conceber uma boa experiência de jogo, no
entanto, está longe de ser uma tarefa trivial. Este
livro dá ao leitor interessado um forte impulso
inicial, fornecendo uma panóplia dos aspetos mais
importantes a ter em consideração no design e
desenvolvimento de videojogos. Entre outros assuntos, discute-se o que é
único à atividade de jogar e define-se o que caracteriza um jogo;
enumeram-se aspetos essenciais à criação de uma boa experiência de jogo,
destacando como esta é condicionada por características individuais dos
jogadores; explora-se como diversos elementos constituintes criam, em
conjunto, a jogabilidade; exemplifica-se como a teoria de jogos fornece um
apoio sólido na criação de jogos balanceados e com escolhas interessantes;
e discute-se como ser empreendedor e desenvolver os seus próprios
projetos nesta indústria competitiva e inovadora.
- Importância da indústria e cultura dos videojogos;
- Atividade de jogar e o jogo;
- Experiência de jogo e modelos de jogador;
- Jogabilidade e elementos constituintes;
- Teoria de jogos e balanceamento;
- Desenvolvimento, indústria e empreendedorismo.
Esta obra é, assim, um excelente ponto de partida, caso pretenda conceber
os seus próprios videojogos e entrar neste mundo fascinante, entender
como os videojogos o podem ajudar a criar uma experiência melhor para os
clientes de um produto que esteja a desenvolver, ou apenas compreender
melhor um fenómeno com a dimensão dos videojogos. Apresenta-se
também como um importante livro de texto para alunos do Ensino Superior,
resultado da experiência dos Autores ao longo de mais de 7 anos na criação
de jogos, consultoria, e no ensino de design e desenvolvimento de jogos aos
seus alunos do Mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior
Técnico.
Este livro disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos
técnicos para o Português do Brasil.