LER
comentar
Editor:
Documenta
Edição:
junho de 2024
Portes
Grátis
Grátis
10%
16,00€
14,40€
RESERVAR NA LIVRARIA
Livrarias
Sobre o livro
José A. Palma Caetano: «Escrever é, pois, para Bernhard reflectir, reflectir sobre si próprio e sobre os outros, sobre tudo aquilo que observa. E Bernhard era um observador nato, ao qual nada escapava, e ao mesmo tempo um pensador, para o qual o pensamento filosófico ou «filosofante» tinha uma importância fundamental (vejase neste livro o que o narrador diz sobre o actor do Burg a propósito desta questão). Ler Thomas Bernhard é, portanto, também reflectir, ou melhor, é principalmente reflectir, pois sem isso não há leitura possível deste autor.»
Críticas
«O carácter mais ou menos autobiográfico da obra narrativa de Thomas Bernhard verifica-se também em Derrubar Árvores (1984), mas com este romance passou-se algo de extraordinário, que atingiu as proporções de um enorme escândalo: o compositor Gerhard Lampersberg reconheceu-se na figura de Auersberger e, sentindo-se ofendido na sua dignidade, apresentou uma queixa que levou a que o livro, quando acabava de ser distribuído pelas livrarias, fosse apreendido por ordem do tribunal e o autor citado a comparecer em juízo. Profundamente indignado e revoltado, Thomas Bernhard proibiu a distribuição dos seus livros na Áustria durante todo o período de duração dos direitos de autor. No entanto, um dia antes do julgamento aprazado, Lampersberg retirou a queixa e o assunto foi encerrado, tendo Bernhard retirado igualmente a proibição da venda dos seus livros no país. Mas, como é sabido, o autor voltou a repetir essa proibição no seu testamento, aliás bastante agravada, pois se tratou nesse caso tanto da publicação de todas as suas obras, como também da representação das suas peças.»
José A. Palma Caetano
José A. Palma Caetano
Comentários
Detalhes do produto
Derrubar Árvores
Uma irritação
ISBN:
9789895680016
Ano de edição:
06-2024
Editor:
Documenta
Idioma:
Português
Dimensões:
145 x 206 x 16 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
208
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livro de introspecção, que nos deixa confortáveis com a vontade de estarmos sós. Típica crítica aos costumes sociais/burgueses. Um homem à altura do seu crescimento intelectual