Bertrand.pt - Da Admissibilidade da Alienação em Garantia no Direito Português

Da Admissibilidade da Alienação em Garantia no Direito Português

de Margarida Costa Andrade 

Editor: Gestlegal
Edição: junho de 2021
Portes
Grátis
20%
71,90€
57,52€
Em stock
portes grátis

O objecto de estudo desta dissertação é o contrato por meio do qual, para garantia de um crédito, uma das partes transmite para a outra, credora da primeira, um direito de propriedade sobre uma coisa certa e determinada, móvel ou imóvel, recebendo desta o compromisso de que devolverá esse direito se e quando for cumprida a obrigação que as une. Ao primeiro chamamos devedor-alienante e ao segundo credor-adquirente.

As circunstâncias em que o contrato é celebrado não se apartam das que motivam as partes à constituição de uma qualquer garantia real: A necessita de financiamento e não dispõe (ou não quer dispor) de capital; procura-o junto de B, que aceita ser seu credor; para lhe assegurar o cumprimento da dívida, A, em vez de constituir a favor do B uma garantia (nomeadamente, um penhor ou uma hipoteca, dependendo — em termos genéricos — de a coisa ser móvel ou imóvel), opta por transmitir-lhe um direito de propriedade de que é titular e B, por sua vez, vincula-se a fazer retornar esse mesmo direito se e quando o crédito for satisfeito; o que quer dizer que, se esse evento futuro e incerto se não verificar, a propriedade se consolidará no património onde já se encontrava, ou, o que é o mesmo, extinguir-se-á o dever de fazer retornar a propriedade ao transmitente.

Da Admissibilidade da Alienação em Garantia no Direito Português
ISBN: 9789898951632 Ano de edição: 06-2021 Editor: Gestlegal Idioma: Português Dimensões: 156 x 234 x 42 mm Encadernação: Capa dura Páginas: 848 Tipo de Produto: Livro Coleção: Thesis Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Direito  >  Direito Civil
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.