Crónicas de Enigma - Os Inúteis
de Maria Francisca Macedo
Grátis
Sobre o livro
Este livro é uma armadilha.
Podes dar por ti a desvendar códigos,
A descobrir segredos e a resolver enigmas.
Se gostas de desafios e não resistes
A uma boa aventura, este livro é para ti.
Um dia, Arthur construiu um baloiço com madeira. Numa terra distante, Alice atreveu-se a dar asas à imaginação e inventou uma história. Num universo controlado por uma Ordem que proíbe o pensamento e a criatividade, e onde não há espaço para sonhos ou perguntas, isto é imperdoável. Agora, só há uma coisa a fazer: fugir.
Numa aventura que vai fazer Arthur e Alice questionarem as regras que foram obrigados a seguir toda a vida, os seus caminhos acabam por cruzar-se. Enquanto procuram a sobrevivência, os dois jovens encontram misteriosas mensagens com símbolos estranhos que vão tentar desvendar, na esperança de que nelas esteja a resposta para a liberdade. Mas não vai ser fácil, sobretudo com a patrulha implacável que está atrás deles.
Conseguirão eles decifrar os enigmas escondidos nas mensagens a tempo de escaparem à captura? Haverá mais vida além daquela que conhecem? Para chegarem a estas respostas, eles contam contigo: vais ter de os ajudar a descodificar os símbolos que encontras ao longo deste primeiro volume das Crónicas de Enigma. Não há tempo a perder. Pega num papel e caneta e começa a tomar notas. O Arthur e a Alice precisam de ti!
Este é o primeiro livro de uma saga juvenil que promete fazer muitas cabecinhas “Inúteis”. Antes de julgarem têm de saber a definição de Inútil neste mundo distópico criado pela Maria Francisca. Um inútil é alguém muito perigoso porque pensa, é criativo, aprecia a beleza, conta histórias, tudo aquilo que aos olhos dos outros não interessa nada. Neste mundo só interessa a ordem, todos devem obedecer e trabalhar de sol a sol. Escrever só serve para fazer listas e tudo é previsível. Mas há sempre quem seja diferente e corajoso o suficiente para quebrar as regras. Como Arthur e Alice, dois jovens que ousaram pensar e vão agora viver a aventura mais perigosa das suas vidas. Este é um livro juvenil que pode e deve ser lido por todos, que nos mostra a importância do pensamento, que não devemos ter receio de criar, de viver e de apreciar o que está à nossa volta. Faz assim uma crítica à nossa sociedade, uma reflexão sobre aquilo que devemos valorizar. Mostra-nos que não devemos perder a esperança, mas que devemos lutar por ela. É uma narrativa muito interessante, com personagens muito ricas. Gostei especialmente da Alice, pela sua perseverança. No final é-nos dado um desafio muito divertido, e que faz o leitor se sentir mais inserido nesta aventura. Ficaram curiosos ? Boas leituras! MJ¿¿