Bertrand.pt - Crítica da Razão Ausente

Crítica da Razão Ausente

de António Manuel Baptista 

Editor: Gradiva
13,12€
Notifiquem-me quando disponível.

Se, de uma forma muito simples, mas clara, dissermos que o pensamento ideológico é um pensamento fechado, comprometido com uma conclusão prévia, e se considerarmos que ciência é o contrário disso mesmo (ou, no caso das ciências sociais, o empenho para do contrário disso mesmo se aproximar), perceberemos que o pensamento praticado por Boaventura Sousa Santos e aquilo que, em geral, afirma fazer-se no seu Centro de Estudos Sociais não serão ciência, mas ideologia. De modo idêntico, a astrologia, ao afirmar como verdade, sem prova empírica, uma ligação directa entre os astros e o destino do homens, também não é ciência. Quanto à arte, à religião, à poesia, manifestações humanas que são expressão de saberes e fonte de conhecimento, não são, como bem se compreende, ciência. Ciência também não é o mesmo que tecnologia, pelo que é absurdo pôr em causa a ciência com o argumento da possibilidade do mau uso das suas aplicações, uso que, este sim, deve subordinar-se ao entendimento do bem comum.

Confundir todas estas manifestações humanas releva de um pensamento reactivo só explicável, porventura, nos casos em que não é razoável supor-se uma ausência gritante de cultura filosófica e histórica, no registo dos afectos.

São estas confusões grosseiras — calamitosas muito particularmente para o sistema de ensino, para a universidade e a investigação em todos os domínios, na ciência, mas também nas ciências sociais — que António Manuel Baptista, distinguindo com rigor e coerência aquilo de que fala e está em causa, continua, paciente e expressivamente, a enfrentar e a procurar esclarecer.

Crítica da Razão Ausente
ISBN: 9789726629597 Editor: Gradiva Idioma: Português Dimensões: 135 x 208 x 10 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 196 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Outros
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.