Criminologia
Só pelo conhecimento se pode evitar a criminalidade
de Maurice Cusson
Sobre o livro
Esta obra constitui um sereno equilíbrio entre a dimensão histórica e os problemas em torno dos quais a Criminologia conhece um progresso ímpar durante os últimos vinte anos, através do labor da investigação científica dos milhares de investigadores que operam nas universidades, centros de investigação e sociedades científicas.
O raciocínio lógico, a linguagem clara e precisa do autor, o rigor da análise apoiada em dados colhidos pela investigação empírica, a discussão das diferentes perspectivas teóricas fazem deste livro uma extraordinária obra de divulgação científica da qual todos podem beneficiar: desde especialistas até ao estudante que se inicia na formação universitária em Criminologia passando pelos técnicos que trabalham em diferentes instituições a ela afins. Dela pode fruir, ainda, todo o cidadão curioso, preocupado ou mesmo com medo do crime.
Só um autor dotado de especial carisma para a razão pragmática poderia conseguir uma obra que é, simultâneo, um instrumento de informação, de formação e de intervenção.
"Viver em sociedade é viver no seio do risco, da incerteza e da angústia. Quem não tem medo do crime? Será possível haver um único dia sem notícias sobre uma fraude, um assalto, uma violação, um homicídio ou um atentado terrorista? Quem consegue escapar, hoje, à informação sobre o crime? Será a ansiedade face à criminalidade contemporânea admissível? Quem, do cidadão comum ao próprio delinquente, não tem medo do crime?"