Grátis
Sobre o livro
Atravessando as cenas de terror, sofrimento e esperança - em hospitais e prisões, palácios e bairros de lata -, vemos um elenco de personagens inesquecíveis: um filósofo-dramaturgo atacado de varíola num château campestre; um médico de Halifax que vai a casa das pessoas vaciná-las; uma médica no sul da Índia que conduz a sua charrete de vacinação pelas ruas afligidas pela peste. Mas visitamos também os laboratórios, em Paris, Hong Kong e Mumbai, onde acontecem as grandes descobertas que salvarão vidas.
No cerne de tudo, um herói esquecido: Waldemar Haffkine, um revoltado estudante judeu de Odessa que se tornou microbiólogo no Instituto Pasteur, louvado em Inglaterra como «o salvador da humanidade» por ter vacinado milhões de pessoas contra a cólera e a peste bubónica na Índia britânica, apesar de menosprezado pelas autoridades médicas do Raj. Criador da primeira produção em massa de vacinas a nível mundial em Mumbai, foi vítima de uma injustiça grosseira que o fez cair em desgraça.
Corpos Estranhos cruza as fronteiras entre Este e Oeste, Ásia e Europa, os mundos de ricos e pobres, da política e da ciência. A história empolgante deste livro reafirma a crença do autor na inseparabilidade dos seres humanos - e na indivisibilidade da humanidade e natureza. Em última instância, afirma Schama, enquanto, em conjunto, enfrentamos os desafios do nosso tempo, «não há estranhos, mas apenas familiares».
Daily Telegraph
«Extraordinário! Lança uma nova luz sobre um período histórico que teve tanto de terrível como de cientificamente inovador. Schama acredita que é possível construir um futuro melhor sobre as cinzas de um passado tóxico.»
The Guardian
«Schama concilia o peso dos pormenores médicos com a leveza prazerosa da narrativa das descobertas. O seu livro retrata alguns dos obreiros desconhecidos dos milagres da vacinação moderna, e contém uma reflexão subtil sobre as relações entre política e biologia.»
Wall Street Journal
Uma viagem pela história do impacto das enfermidades na humanidade, tecendo um retrato complexo da fragilidade e resiliência das sociedades.