Coleção de Observações Clínicas
de José Pinto de Azeredo
Grátis
Sobre o livro
José Pinto de Azeredo deixou um valioso espólio médico adormecido durante mais de duzentos anos nas bibliotecas e nos arquivos de Portugal e do Brasil, infelizmente, pois o pouco que deu ao prelo augurava o melhor: duas notáveis expressões das ciências e do pensamento das Luzes em Portugal: em 1790, o Exame Químico da Atmosphera do Rio de Janeiro e, em 1799, os Ensaios sobre algumas Enfermidades de Angola.
Este volume das obras médicas do luso-brasileiro José Pinto de Azeredo, o quarto da série, se insere no trabalho de edição e de estudo dos manuscritos desse médico luso-brasileiro a que vem se dedicando atenta equipe de especialistas em História da Medicina. Trata-se de um manuscrito pequeno, constituído de 72 fólios (frente e verso), de 22 cm de dimensão, que hoje pertence ao acervo da Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional de Portugal, catalogado sob a cota COD 8483. O original é autógrafo, está dedicado a D. João VI, sendo dividido em Prefácio ou Prefação e 7 capítulos, e não se encontra datado, sendo possível concluir ter sido finalizado pouco depois do final de 1804, data limite do último caso descrito.
As Observações Clínicas se centram no estudo das febres em geral, especialmente as contínuas, e se baseiam em casos concretos que observa, principalmente em pacientes internados no Hospital Militar de Xabregas, situado na parte Oriental de Lisboa.
Projetado para ser publicado em seis volumes, restou-nos apenas o primeiro e, mesmo esse, incompleto, que nunca chegou à luz, entre outros motivos, por constar do projeto original do autor publicar a obra apenas no seu conjunto quando estivesse terminada.