Grátis
Sobre o livro
Uma civilização quântica é uma sociedade resiliente, que só se consegue com a inclusão, em simultâneo, de tecnologia que o permita e de pessoas que a entendam.
Necessita de um sistema computacional que, juntando inteligência artificial e BigData, permita obter uma rede de informações sobre o que temos, o que nos está a falhar, o que não pode falhar e as interconexões entre todos os sistemas que alimentam uma sociedade, da energia aos alimentos e da medicina ao bem-estar social.
Precisamos de contar com o melhor da tecnologia, mas, também, se se pretender que funcione efetivamente, com a presença, em permanência, de uma consciência humana que enforme os dados recolhidos e os alertas emitidos.
Além dos 0 e 1 (ou a combinação simultânea de ambos na computação quântica), precisamos de atitude, consciência e, acima de tudo, de sentido.
Somos nós, seres humanos, que estabelecemos metas e sentido para o que queremos da vida, e, por mais que algumas máquinas nos ajudem a pensar, serão os nossos sonhos e cogitos que nos darão os mapas da nossa evolução quântica.