Sobre o livro
Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual.
Em tom de gracejo, o príncipe diz tratar-se de «um caso de segurança nacional», mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender.
Ansiosa por impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma «honra» à qual ninguém até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar.
Booklist
Comentários
-
Inovador
Um livro que prende qualquer um do início ao fim, este livro foi um regresso moderno a uma história da minha infância e que eu adorei muito mais do que esperava. Tudo neste livro para mim foi incrível, desde o enredo às personagens. Não estava à espera deste livro ter tido o impacto que teve em mim, fez-me rir, fez-me gritar, fez-me chorar, tudo o que possam imaginar este livro proporcionou! Além disso admiro imenso o facto de ser um livro em que a personagem principal não é a o protótipo de perfeição, muito pelo contrário, é alguém que é diferente e mostra as suas inseguranças em relação a isso o que para mim criou uma ligação muito maior com a personagem. Para quem gosta de ler os contos de fadas que acompanhou a sua infância recontado esta é a saga perfeita e fiquei incrivelmente ansiosa por ler os próximos livros e saber aonde estas crónicas lunares me levam!
-
Reteling incrível
Este foi o primeiro livro que li fora do meu género literário favorito e posso dizer que gostei MUITO mais do que estava à espera. É um livro que se lê bastante bem e faz com que nos agarremos a ele com bastante facilidade.
-
Adoravel
Este é um retelling da história da Cinderela, onde a Cinder é uma cyborg, num mundo distópico. A forma mais fácil que eu posso descrever este livro é… Se a Cinderella e Sailor Moon tivessem um filho e ele fosse criado por Cyberpunk. A leitura é super fluida e não temos a sensação que estamos a ler palha. Os personagens são super interessantes, por vezes ficamos a desejar que a história fosse escrita em primeira pessoa para sabermos exatamente o que os personagens pensam. Em termos de história é adorável e simples, fala sobre descriminação e desabilidade, tem imenso mistério, um pouco de romance e uns bons momentos para rir.
-
O início do melhor conjunto de retellings de sempre!
Se gostas de retellings, se gostas da Cinderela, capuchinho vermelho, Rapunzel, branca de neve etc e tudo isto com um twist maravilhoso, angustiante e lindo então a saga das Crónicas Lunares é para ti! Cinder é o primeiro e vai te encantar com a Cinder e o Kay, a Iko! Que livros ¿ cada vez ficam melhores. É pena não termos o winter ?
- ver menos comentários ver mais comentários
Cinder é um reconto com um toque futurista que nos leva para a ficção científica e um mundo distópico, com personagens fortes e destemidas.
Cinder é uma excelente aposta para quem gosta de distopias. Esta é uma história que nos prende, deixa-nos a pensar sempre no que vai acontecer a seguir. Além disso, é uma adaptação da história da Cinderela que todos conhecemos, e é interessante ler e observar as semelhanças e diferenças entre as duas histórias.
Altamente viciante e criativo, esta é uma narrativa surpreendente que consegue captar o espírito de um conto de fadas tão popular, e transformá-lo numa excelente distopia. Personagens bem caracterizadas e divertidas, num enredo futurista cheio de romance e reviravoltas. Aconselho vivamente a quem gosta de Distopias!
Um clássico que estamos habituados a ouvir desde pequenos, sendo que este foi adaptado para um mundo futuro. Muito bom!