Brincadores de Sonhos
de Jacinto Jardim; Ilustração: Andreia Moutinho
Sobre o livro
A importância do empreendedorismo e´ bastante notória na sociedade atual. Dai´ o imperativo de uma educação que estimule a inovação e a criatividade nas gerações mais jovens. Tendo isso em vista, A Universidade de Aveiro, a Universidade Aberta e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes apresentam este roteiro infanto-juvenil ilustrado, Brincadores de Sonhos, com dez soft skills que constituem os pilares de uma cultura empreendedora.
Na viagem pelo Castelo dos Sonhos, o Dragão Botafogo partilha as suas experiencias e competências com um grupo de amigos e faz uma visita guiada a todos os que quiserem sonhar na sua companhia. O fascínio do Programa Brincadores de Sonhos encontra-se na promoção de uma cultura empreendedora, estimulando de um modo evidente a capacidade de sonhar das gerações mais jovens. Para isso, são disponibilizados conceitos inovadores, ferramentas pedagógicas fundamentadas em pesquisa e dinâmicas envolventes.
Para conseguir alcançar estes objetivos, propõe-se a realização de doze sessões, nas quais são desenvolvidas múltiplas atividades, de modo a aprofundar o conhecimento e a experimentação de dez competências de vida: competências pessoais (autoconhecimento, autoestima e autorrealização), competências sociais (empatia, assertividade e suporte social), competências profissionais (criatividade, cooperação e liderança) e a competência da resiliência, que e´ o ponto de chegada do desenvolvimento das aptidões anteriormente referidas.
O Programa Brincadores de Sonhos compõe-se em três partes: o livro Brincadores de Sonhos, destinado a crianças e jovens entre os seis e os doze anos; o livro Brincadores de Sonhos — Roteiro para Docentes e Formadores, destinado aos facilitadores do Programa quando aplicado em contexto de equipa; e a formação Pedagogia Empreendedora, que visa desenvolver competências para a sua implementação.