Grátis
Sobre o livro
Vivemos numa era «pós-ideológica». Mas quando assistimos aos noticiários televisivos ouvimos líderes políticos que falam sobre sociedades «avançadas», especialistas em geopolítica que sugerem intervenções «humanitárias», e pivôs de telejornais que classificam um homicídio como «bárbaro». Que significa tudo isto?
Numa obra abrangente, Rolf Petri revela como a linguagem política quotidiana está repleta de representações ideológicas do mundo, e situa-as numa narrativa histórica acessível.
Da secularização da Europa e do projeto iluminista de «civilização» à preocupação contemporânea com catástrofes ideológicas ou com o fim da história, este livro distingue os elementos nucleares da ideologia ocidental. Chamando a atenção para o carácter ideológico da mundivisão ocidental, e para as suas falhas e limitações, este livro adverte para os perigos que decorrem da arrogância das mentalidades.
Axel Körner, University College, Londres
«Após décadas de criticismo e desconstrução pós-colonial qual será o significado da ideologia ocidental? Que resta do eurocentrismo e da ocidentalidade? Rolf Petri mergulha nas profundezas desta vasta tradição cultural, escrutinando-a com dispositivos intelectuais que a situam num contexto geográfico e histórico concreto e, em simultâneo, a deslocalizam, posicionando-a num contexto global não hierárquico. Uma redescoberta e uma reformulação da tradição intelectual ocidental.»
Antonis Liakos, Universidade de Atenas
E um livro de referência com muitas citações de autores clássicos, demasiado especializado para o leitor comum. Esperava uma obra de vulgarização, mas não é o caso.