Bertrand.pt - Bom Senso

Bom Senso

Manual do Ateu

de Holbach 

Editor: Alfanje Edições
Portes
Grátis
10%
15,00€
Poupe 1,50€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock
portes grátis

Numa réplica aos que fundam a moral humana na religião, e que julgam que morrendo Deus se estabelece o caos, Holbach vem denunciá-la como perversora, corruptora dos costumes e favorável à injustiça e fornecer outra série de valores contrários ao temor, à autoridade despótica que considera emprestada dos antigos regimes tirânicos: a honra, a glória, o bem-paracer, a sã vida social, a tolerância, a discussão.

Não tropeça e evita o ingenuismo de Rousseau com o bom selvagem: se há ervas daninhas devem ser arrancadas. Mas a questão religiosa não será tão restrita quanto isso - é o ensimesmamento, a ignorância, a mixórdia natural que o circunda e lhe deu a luz, tanto com as relações com os seus semelhantes. Disso farão prova os enciclopedistas com o seu ecletismo científico.

Para quê discutir o sexo dos anjos quando a mãe-natura e o humano ainda não são tamanha incógnita?

Excertos
«Quando queremos analisar a sangue-frio as convicções dos homens, pasmamo-nos ao descobrir que, mesmo naquelas que consideram mais essenciais, nada é mais raro vê-los fazer uso do bom senso, isto é, daquela porção de Juízo suficiente para perceber as verdades mais simples, para rejeitar os absurdos mais flagrantes, para ficar chocado com palpáveis contradições.../... Mil vezes vimos em todas as partes do globo fanáticos exaltados a degolarem-se uns aos outros, a acenderem fogueiras, a perpretarem sem escrúpulos nem moral os maiores crimes, a fazerem jorrar sangue humano. E pra quê? Para fazer valer, conservar ou propagar as impertinentes conjecturas de uns quantos entusiastas, ou para acreditar as vigarices de uns quantos impostores à conta dum ser que não existe senão nas suas cabeças, e que não se dá a ver senão pela devastação, conflitos e desvarios que causa na terra.../... A ignorância e o medo são os dois bastiões de toda a religião.../... A religião é herdada de pais para filhos como a propriedade duma família endividada.../... O medo de deixar de existir não passa duma doença da imaginação que só por si originou o dogma duma outra vida.../... Não há crime que os homens não tenham cometido na ideia de agradar à divindade ou de apaziguar a sua cólera.../... Só a liberdade de pensamento pode dar aos homens grandeza de alma e humanidade.../... Um governo ávido, injusto, tirânico multiplica a miséria: a severidade dos impostos produz desalento, preguiça, pobreza, que por seu lado provocam roubos, assassínios e crimes de toda a estirpe.../... A verdade, e experiência e a razão, são os remédios adequados para curar a ignorância, o fanatismo e a loucura.../... Tudo o que existe desabrocha do seio da matéria.»

Bom Senso
Manual do Ateu
de Holbach 
ISBN: 9789899727106 Editor: Alfanje Edições Idioma: Português Dimensões: 135 x 184 x 12 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 192 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Ensaios
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.