Antero Freitas nasceu na freguesia de Pinheiro, concelho de Castro Daire e, atualmente, reside na freguesia de Praia de Mira, concelho de Mira.
Formou-se em professor do 1.º ciclo, na Escola do Magistério Primário de Viseu e mais tarde licenciou-se em Animação Sociocultural – Educação Museologia e Gestão, na Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
Repartiu o seu exercício, como professor do 1.º ciclo, pelas mais diversas escolas do mundo rural e urbano, tendo desempenhado os mais diversos cargos, desde Diretor de Escola, Presidente do Conselho Escolar, Presidente do Conselho Pedagógico e Coordenador Pedagógico.
Formador, não acreditado, do Centro de Formação da Associação de Professores de Viseu, da qual foi Secretário e Membro da Comissão Pedagógica, com várias ações de formação (de curta duração) sobre os temas, como: A Escola do Gosto; A Poesia e o Desenvolvimento da Linguagem; A Poesia como Metodologia, na Aprendizagem da Leitura e da Escrita; Frequentou como formando e concluiu, com aproveitamento, a ação de formação contínua "Literatura Infantil e Juvenil", na modalidade de curso de formação.
Foi dirigente do Sindicato de Professores da Região Centro – Executivos de Viseu/Aveiro.
Participou no Projeto Comunitário – Planeamento Familiar, em Farejinhas, Castro Daire, da responsabilidade das Nações Unidas/ OMS, coordenado pela Dra. Bertina Sousa Gomes da Comissão da Condição Feminina, tendo frequentado, com aproveitamento, o Curso de Alfabetização – Método Paulo Freire e o curso de realização e avaliação de projetos.
Foi sócio fundador das Associações: Grupo de Música tradicional – Banda de Lá, com 5 trabalhos editados, sendo, a um deles, atribuído o Prémio Renascença, na categoria de música tradicional (recolha); Grupo de Teatro Giestas do Montemuro; Clube de Caça e Pesca de Castro Daire e reorganizador do Grupo Desportivo Castrense, seu dirigente e treinador nas camadas jovens masculinos e femininos e ainda dirigente e treinador da Associação Desportiva de Castro Daire, tendo sido agraciado com a medalha de mérito desportivo em 1987, 1990 e 1994.
Foi ainda agraciado pela Junta de Freguesia da Gafanha da Boa Hora pela dedicação e serviços prestados, em prol da educação, na Freguesia da Gafanha da Boa Hora.
Foi também Coordenador do "Projeto Escolas Isoladas/Escola Rural" do ICE, em S. Pedro do Sul, tendo, no âmbito deste projeto, no ano letivo de 1998/99, sido coautor, com professores e crianças do 1.º ciclo de S. Pedro do Sul, do livro "Baú de Memorias" (recolha de tradições populares), edição da Câmara Municipal.
Foi ainda coautor de "O Eco do Livro" (Em Sete Espiras) com os alunos do Curso de Animação Sócio Cultural – Educação Museologia e Gestão, edição da Escola Superior de Educação do I.S.P. Viseu.
Autor dos livros "O texto Poético no 1.º Ciclo – Poesia popular para crianças", editado por LIVRONAMÃO, em setembro de 2018 e "Biografia de Sentimentos", editado por 5LIVROS, em outubro de 2019.(...)