Bases para Uma Política Agrária em Moçambique

de João Mosca e Yasser Arafat Dadá 

Bertrand.pt - Bases para Uma Política Agrária em Moçambique
Editor: Escolar Editora
Edição: outubro de 2014
39,90€
Notifiquem-me quando disponível

O presente livro contém trabalhos realizados no Observatório do Meio Rural (OMR) e estão integrados num projecto de investigação que tem por objectivo analisar aspectos de políticas directa ou indirectamente relacionadas com o sector e o desenvolvimento rural. Os trabalhos foram realizados durante os anos de 2012 e 2013.
Os temas abordados neste livro são os seguintes: (1) Por que é que a produção alimentar não é prioritária?; (2) Contributo para o estudo dos determinantes da produção agrícola; (3) Algumas Dinâmicas Estruturais do Sector Agrário; (4) Preços e Mercados de Produtos Agrícolas Alimentares; (5) Orçamento do Estado para a Agricultura; (6) Investimento no sector agrário; (7) Crédito Agrário; (8) Subsídio à Agricultura; e (9) Balança Comercial Agrícola.
Os capítulos possuem análises sobretudo económicas ou, em alguns casos, possuem abordagens interdisciplinares. São necessários estudos com enfoques em outras áreas de conhecimento no âmbito das ciências sociais que, juntamente com os estudos e resultados de investigação sobre técnicas agrárias, permitam um conhecimento cada vez mais sistematizado e aprofundado.
O mundo rural e a agricultura atravessam momentos de importantes transformações económicas, políticas e sociais. Os megaprojectos de mineração, a construção de infra-estruturas, os investimentos na agricultura de exportação, nas florestas e no turismo, provocam mutações de grande amplitude na ocupação e uso da terra, nos assentamentos populacionais, nos sistemas de produção, no acesso aos mercados e aos serviços, no ambiente, entre outros aspectos. Geram ajustamento de natureza sociológica e têm implicações culturais e antropológicas que, se forem secundarizadas, constituirão seguramente situações de crise e conflitualidade. Assim tem acontecido em muitas situações no país durante os últimos anos.
Por estas e outras razões, urge o desenvolvimento económico e social do meio rural e da agricultura, baseado em conhecimento científico.

Bases para Uma Política Agrária em Moçambique
de João Mosca e Yasser Arafat Dadá 
ISBN:
9789896700508
Ano de edição:
10-2014
Editor:
Escolar Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
181 x 235 x 29 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
396
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.