Auto da Barca do Inferno
de Gil Vicente
Descubra mais
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura.
Leitura recomendada para o 9.º ano de escolaridade.
Depois de falecerem, um Fidalgo, um Onzeneiro, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Alcoviteira, um Corregedor, um Procurador, um Enforcado e quatro Cavaleiros chegam a um cais e encontram um Anjo e um Diabo que os transportarão ao seu derradeiro destino: o Paraíso ou o Inferno! O que dizem ao Anjo para o convencerem a levá-los para o desejado Paraíso? Como tentam fugir ao Diabo? E o que realmente terão feito em vida para merecem um ou outro destino…?
A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.
Este livro funciona como uma crítica social principalmente aos representantes de classes mais elevadas que poderão ter manipulações políticas e de poder. Retrata a estrutura social, os costumes e os temas nacionais da época. Satiriza todas as classes sociais, mas a meu ver o que nesta obra chama mais a atenção é a forma cómica e satírica com que Gil Vicente retrata esta sociedade, cheia de vícios e prazer. O autor tão depressa quer agradar ao povo como às pessoas de poder ligadas à corte e tão próximas de si.