As Provadoras de Hitler
de Rosella Postorino
Grátis
Sobre o livro
Prússia Oriental, outono de 1943. Hitler esconde-se na Wolfsschanze - a Toca do Lobo -, o seu quartel-general oculto na floresta. As perspetivas de vencer a guerra começam a esboroar-se e os seus inimigos aproximam-se cada vez mais.
Dez mulheres são escolhidas.
Dez mulheres para provar a comida de Hitler e protegê-lo de ser envenenado.
Rosa Sauer, de 26 anos, perdeu tudo para esta guerra. Os pais morreram e o marido luta na frente russa. Sozinha e sem dinheiro, Rosa toma a fatídica decisão de deixar Berlim devastada pelos bombardeamentos para morar com os sogros no campo, em busca de refúgio. Mas uma manhã, as SS vêm dizer-lhe que foi recrutada para ser uma das provadoras de Hitler: três vezes por dia, ela e nove outras mulheres são levadas para as proximidades da Wolfsschanze, para provar as refeições do Führer. Forçadas a comer o que pode matá-las, na atmosfera turva destes banquetes perversos, as provadoras e os militares das SS traçam alianças insólitas - mas o que é insólito quando se vive no limite? E quando, na primavera de 1944, chega ao quartel o tenente Ziegler, instaurando um clima de terror, um inesperado vínculo nasce entre ele e Rosa.
N'As Provadoras de Auschwitz, Rosella Postorino constrói uma belíssima narrativa que combina a história com a ficção de forma magistral. Esta é uma história de culpa, vergonha, medo, amor e segredos; é a história de muitos cidadãos alemães durante a segunda guerra mundial, da dificuldade de lutar contra o regime, da ambiguidade e incerteza moral de viver durante a guerra e das repercussões que esta teve. "As Provadoras de Auschwitz" traz-nos uma história macabra e cruel, ainda que muitíssimo real, do dia-a-dia vivido numa época em que o impensável se tornou a realidade. Este é um livro imperdível sobre a natureza humana e a vontade de (sobre)viver.
Uma temática ainda não muito abordada no ramo literário da literatura inerente à II Guerra Mundial. A vida de dez mulheres que, no limite da loucura que se viveu durante esses anos sórdidos, estabelecem ligações comuns. Comovente e com um enredo, sem dúvida, surpreendente!