As histórias de Pedro Malasartes
de João Pedro Mésseder; Design: António Modesto, Lda.
Sobre o livro
João Pedro Messéder apresenta neste livro quatro histórias reescritas de umas das mais conhecidas personagens da tradição popular portuguesa e brasileira - Pedro Malasartes, um rapaz meio tolo que se metia em tantas encrencas e fazia tantos disparates de deixar qualquer um pasmado.
São essas quatro histórias "Sorte ruim não tem fim", que corresponde à segunda grande sequência de um conto recolhido por Teófilo Braga; "Pedro Malasartes e a fiada de disparates", que reconta a primeira parte dessa mesma história; "Pedro Malasartes e o homem de visgo", recolhido por Leite de Vasconcelos; e "Pedro Malasartes e as senhoras de manto negro", que tem por base uma história incluída em coletânea por Adolfo Coelho.
Todas elas têm em comum as peripécias (nada comuns) de um Pedro Malasartes que levava a mãe ao desespero. Ora por dizer o que não devia, ou por fazer o que não podia, o pobre rapaz via-se sempre em grandes aflições que, em abono da verdade, resultam numa leitura divertida que se aconselha em voz alta, tal como aconteceu ao longo dos tempos, de geração em geração.
Coleção Oficina dos Sonhos - Livros para ler mais e melhor, livros para sonhar
Na coleção OFICINA DOS SONHOS, são livros o que construímos: livros para crianças e adolescentes. Obras que permitem aos mais jovens ler melhor, alimentar o seu imaginário e franquear as portas do sonho, sem deixarem de ter um pé assente na realidade. Livros que pais e educadores também quererão ler. Livros divertidos, livros com valores.
"Clássicos" da literatura infantil e juvenil; obras contemporâneas de grandes autores e ilustradores portugueses ou estrangeiros; álbuns para os mais pequenos - são estas as três linhas de trabalho da OFICINA, que sublinha outro dos seus propósitos: ajudar a crescer, contribuir para a formação dos que hão de tornar-se os leitores de amanhã. E isto num momento em que está em marcha o PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL), iniciativa governamental de relevo para a qual queremos contribuir com o nosso melhor. E, por isso, títulos desta coleção fazem já parte ou virão porventura a fazer das listas do PNL para leitura orientada ou para leitura autónoma, em diversas faixas etárias.
Ler é crescer. Ler é aprender a comunicar e a intervir. Mas também a encontrar alternativas ao aqui e agora, através da ativação do imaginário. Estas são algumas das virtudes da leitura que o PNL vem enfatizar. Com os livros da coleção OFICINA DOS SONHOS pretendemos ir ao encontro destas e de outras questões suscitadas pelo desenvolvimento da literacia e das competências de leitura.
Direção da coleção José António Gomes
Direção artística António Modesto