Bertrand.pt - Antropologia e Graça

Antropologia e Graça

de José Jacinto Ferreira de Farias 

Editor: Universidade Católica Editora
Edição ou reimpressão: maio de 2011
13,90€
Esgotado ou não disponível.

A existência humana não se desenrola num espaço neutro, mas sim num espaço que é envolvido pela graça de Deus: "Ora nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem dos que O amam, daqueles que, segundo o seu desígnio, são eleitos. Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este fosse o Primogénito de muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também os chamou; e aos que chamou, a esses justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou" (Rom 8,28-30).
Embora tudo seja envolvido na bênção e na graça, não deve esquecer-se a coragem de Santo Agostinho e de S. Tomás os quais recordam que no tema da eleição está presente uma irrecusável dimensão de juízo, inscrito no próprio risco que representa o exercício da liberdade e, por isso, o mistério da graça há-de ser vivido numa atitude de humildade e de santo temor. Mas a grande consolação é formulada por S. Paulo, o qual vê toda a realidade a partir da sua experiência de ser amado: "Ele amou-me e entregou-se por mim" (Gal 2, 20). Este tema é igualmente formulado por S. João na figura do discípulo que Jesus amava e que diz a própria experiência do apóstolo. Isto é narrado, porém, para que cada crente faça a mesma experiência de ser amado de um modo único e irrepetível por Deus, que ama pessoal e divinamente todas as suas criaturas, todos os seus filhos. O princípio de predilecção de S. Tomás de Aquino procura traduzir esta relação pessoal de Deus com cada homem. A existência humana, mas sobretudo a existência cristã, há-de colher o seu sentido, mesmo escatológico, como a resposta a um grande amor, que aceite é salvação, que rejeitado é condenação. Que cada um se esforce por corresponder ao amor e ser contado entre os que se salvam, porque muito amaram.

Antropologia e Graça
ISBN: 9789725402962 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Universidade Católica Editora Idioma: Português Dimensões: 151 x 234 x 12 mm Encadernação: Capa dura Páginas: 152 Tipo de Produto: Livro Coleção: Estudos Teológicos Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Religião e Moral  >  Ciência e História das Religiões

Sugestões

A Bíblia e o Ocidente
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
29,68€
Instituto Piaget
Palavra Viva, Escritura Poderosa
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
27,70€
Universidade Católica Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.