Grátis
Sobre o livro
Há retratos que gritam segredos que as palavras não se atrevem.
«Imaginei um espelho mágico à frente do qual cada um se interrogava: “Que gostaria eu de ser se a vida não me tivesse empurrado para os caminhos ínvios da arte?” Então, o espelho mágico perscrutava no olhar o outro eu de cada um e devolvia noutra reflexão o gosto do artista transfigurado, numa das cem (na verdade, cento e uma) personagens que agora tem na sua mão.»
É desta forma que o Mestre António Homem Cardoso define o conceito por detrás deste Alter Ego, um livro de fotografia diferente de todos os outros a que já deu vida – e o seu percurso conta com mais de uma centena de obras publicadas.
Através da lente de Homem Cardoso, vemos nomes incontornáveis do mundo artístico português como se a ele nunca tivessem pertencido. Da câmara do Mestre saiu um universo alternativo, onde cada um dos retratados é representado de acordo com a vida que poderiam ter seguido, caso a arte não tivesse sido o caminho que percorreram. O resultado é um livro mágico, que revela tanto a imaginação dos fotografados quanto a de quem os retratou, numa mistura de fantasia e sensibilidade que apenas está ao alcance de quem tem dedicado a vida a transformar luz e momentos em imagens eternas.
José Raposo
Teresa Salema, Diretora Fundação Altice Portugal