Adolescer é fácil, #só que não
de Catarina Furtado
Sobre o livro
A vida é feita de mudanças, sobressaltos, desafios, todos os dias e em todas as idades. Mas, acredita, a adolescência é mesmo a fase mais incrível da tua vida! A criança que já foste ficou lá bem atrás e o mundo que se abre agora à tua frente é de liberdade, de escolhas e de futuro. Neste livro, falarei um pouco de mim, sim. Mas falarei sobretudo para ti. Quero ajudar-te a voltares o espelho na tua direção para que te vejas por dentro e por fora, no teu mundo e no mundo dos outros. Para que te conheças verdadeiramente, de coração, corpo e alma. E possas também vir a deixar uma marca incrivelmente inspiradora, empática e positiva na vida dos outros.
"Adolescer é fácil!" parece à primeira vista. Só que não... eu sei. Vejo-o na Associação Corações Com Coroa, que presido, nas muitas escolas por onde passo, na minha própria casa. Vivo rodeada de jovens, "estagiári@s" do mundo, post@s à prova constantemente. Com as suas dúvidas, angústias, persistência e coragem. O amanhã são eles e também és tu.
Recebe este livro, escrito pelas minhas mãos diretamente para o teu coração. E voa. Voa, como só tu saberás fazer.
Com prefácio de Ricardo Araújo Pereira
Ricardo Araújo Pereira, Prefácio
Considero este livro, um "manual para pais e filhos" , arrisco até dizer que uma boa forma de o ler é em simultâneo com os próprios filhos, como forma de fomentar uma conversa aberta sobre temas que por vezes podem ser mais difíceis de abordar, e que podem causar algum desconforto ao adolescente. Gostei deste livro pela abordagem por temática, simples, prática, até o próprio grafismo e design jovem e alegre que convidam à leitura.
Catarina Furtado sempre se pautou por fomentar os direitos humanos, especialmente nos jovens. Este tema é, por si só, transversal a todo o livro. Através de linguagem acessível, a autora identifica temas inquestionáveis da adolescência, sempre com o mote de que os jovens se tornem parte ativa da sociedade e que se preocupem realmente com questões sociais.