A Volta ao Mundo em 80 Bytes (uma Introdução à Internet)
Livro 1
de Jorge F. O. de Figueiredo
Sobre o livro
Entrar na Internet - a rede das redes - é descobrir um mundo novo. Um mundo de riquezas incomensuráveis e que está ao alcance de qualquer pessoa. Basta que ela queira fazer o seu «trabalho de casa».
O que é este «trabalho de casa»? É entender o modo de funcionamento da Internet e aprender a utilizar as suas ferramentas. Nada disso é difícil. Não é preciso ser um profissional da informática ou das telecomunicações. Trata-se de algo perfeitamente possível para qualquer utilizador de microcomputadores. Os primeiros passos, indicados neste livro, são simples e fáceis.
Mas valerá a pena aceder à Internet? A resposta é, decididamente, sim. O ratio benefício/custo é muito elevado. O esforço de aprender é pequeno, mas o proveito (intelectual, profissional, lúdico e até financeiro) é muitíssimo alto. Há um oceano de informação debaixo do keyboard dos utilizadores de micros - mas muitos deles ainda não sabem disso.
A Internet não é uma moda passageira. Ela constitui realmente um novo meio de comunicação com alcance tão grande quanto a invenção da imprensa. Um novo meio que vem concretizar o velho sonho macluanesco da aldeia planetária global. A Austrália ou o Japão estão logo ali para o cliente da Internet. A volta ao mundo em 80 bytes (ou 800, ou 8 mil, ou 800 mil) pode ser dada em segundos e com custos insignificantes. Quem quiser pode embarcar nesta nau. Quem não quiser fica em terra, a ver navios.