A Viela da Duquesa
de Sveva Casati Modignani
Sobre o livro
Itália, início do século xx. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima duas jovens mulheres numa amizade improvável; uma é a condessa Josepha Paravicini, austríaca e recém-viúva do príncipe Enrico de Castiglia, a outra é Teresa Avigliano, uma jovem napolitana de origens humildes, recentemente órfã de mãe.
Entre a Áustria e Itália, o Norte e o Sul, ambas atravessam o século xx, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, mas sobretudo ousam amar e inventar a esperança num período em que a hostilidade e o desespero dominam.
Em A Viela da Duquesa, Sveva Casati Modignani entrelaça elegantemente as histórias destas duas mulheres corajosas e das suas famílias, construindo assim um mosaico assombroso do século xx.
A Viela da Duquesa conta-nos a história de Itália através da vida de três mulheres de três gerações diferentes, que viveram um dos mais conturbados períodos da história. Lido há imensos anos, pouco me recordo dos pormenores da história, mas recordo-me bem do sentimento que me deu ao o terminar. Um romance lindíssimo! O meu preferido da Sveva!