A Trama e o Drama
de Paulo de Assunção
Sobre o livro
Esta obra analisa com detalhe as intervenções e os escritos de Vieira naquela dimensão do seu pensamento que tem sido mais ignorada: a económico-política.
"Vieira revelou-se, ao longo da sua dedicação ao serviço de Portugal e do Rei Restaurador D. João IV, um homem com grande sentido de realismo político. Uma das suas grandes preocupações, abundantemente expressa nos seus escritos, era precisamente a angariação e multiplicação de recursos materiais para garantir o sucesso da independência de Portugal reconquistada a Espanha, assim como a recuperação e afirmação do seu império colonial contra as ambições imperialistas das novas potências europeias emergentes, particularmente a holandesa.
Paulo de Assunção, historiador brasileiro já consagrado por estudos de monta sobre os Jesuítas do tempo do Brasil Colonial, assumiu em boa hora o desafio de estudar com detalhe as intervenções e escritos de Vieira na esfera económico-política. Este projeto de pesquisa bem sucedido e fundado no estudo das fontes deu origem a uma tese de doutoramento defendida com mérito na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris."
José Eduardo Franco, Excerto do Prefácio