Bertrand.pt - A Tecnologia como Magia

A Tecnologia como Magia

O Triunfo do Irracional

de Richard Stivers 

Editor: Instituto Piaget
Edição ou reimpressão: abril de 2001
Portes
Grátis
10%
16,75€
Poupe 1,68€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

O que é que dá aos meios de comunicação, especialmente à publicidade e à televisão, o seu extraordinário poder sobre as nossas vidas, que até o mais entediado e sofisticado de nós se sente perturbado e fascinado com a sua sedução? O segredo, segundo Richard Stivers, neste seu novo e brilhante livro, reside na curiosa relação entre tecnologia e magia. Aparentemente, a tecnologia e a magia deveriam estar em pólos opostos. A tecnologia é entendida como sendo racional, científica e eficaz, enquanto a magia é tida como irracional, supersticiosa e ineficaz. No entanto, Stivers argumenta que a tecnologia e a magia, embora separadas e distintas, estão agora relacionadas uma com a outra de tal forma que cada uma delas assumiu características da outra. O seu desacordo é que as nossas expectativas em relação à tecnologia se tornaram mágicas ao ponto de terem gerado uma multidão de tecnologias de imitação que funcionam como passes de mágica. Estas tecnologias de imitação têm florescido nos campos da psicologia, administração (ou gestão) e nos meios de informação e o seu objectivo primordial é o ajustamento e o controlo humano. Os anúncios publicitários e programas televisivos, em especial, contêm os rituais-chave da nossa civilização. Numa fascinante análise da programação televisiva, Stivers mostra como os diversos géneros - notícias, desporto, espectáculos de diversão, telenovelas, «sitcoms», etc. - têm os seus símbolos mitológicos distintos. Por meio de informação dramatizada eles fazem, simbolicamente, a ligação entre bens de consumo e serviços e os resultados desejados - as metas utópicas de sucesso, felicidade e saúde - envolvendo assim tecnologia tanto real como imaginária, num casulo mágico.

A Tecnologia como Magia
O Triunfo do Irracional
ISBN: 9789727714827 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Instituto Piaget Idioma: Português Dimensões: 159 x 232 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 252 Tipo de Produto: Livro Coleção: Epistemologia e Sociedade Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Sociologia

Sugestões

A Morte da Competência
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Quetzal Editores
Os Direitos Humanos depois de Hitler
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
18,80€
Temas e Debates
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.